Você está aqui:

Presidente e corregedor representam o TRT-MG na 7ª reunião do Coleprecor

publicado: 23/09/2025 às 17h59 | modificado: 24/09/2025 às 14h42

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, e o corregedor Manoel Barbosa da Silva participam, em Brasília, da 7ª reunião ordinária de 2025 do Coleprecor. O evento ocorre no TST entre os dias 23 e 24 de setembro. Um dos temas centrais foi a valorização dos precedentes qualificados como forma de tornar o Judiciário mais ágil e eficiente. O presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, destacou o papel de cada instância na busca por uma justiça mais qualificada. Durante a reunião, foram apresentadas duas novas tecnologias: a extensão Corisco Chat-JT, que integra IA ao processo eletrônico da Justiça do Trabalho, e o painel de controle Olimpo, desenvolvido pelo TRT da Paraíba (13ª Região), que organiza os indicadores estratégicos da gestão.

Saiba mais sobre esta iniciativa

A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, o corregedor do Regional mineiro, desembargador Manoel Barbosa da Silva,  o juiz auxiliar da Presidência, Renato de Paula Amado e a diretora-geral Patrícia Reis, participam da 7ª reunião ordinária de 2025 do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), que começou nesta terça-feira (23/9) e se estende até quarta (24/9), em Brasília (DF). Um dos temas destacados nesta reunião, realizada no Auditório Ministro Walmir Oliveira da Costa, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), foi a valorização da cultura dos precedentes qualificados como caminho para um Judiciário mais ágil e eficiente. 

No discurso de abertura, o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, destacou que o Judiciário vive um momento de transformação, com avanços que buscam oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional mais qualificada. Nesse sentido, defendeu que cada órgão deve desempenhar seu papel. Ele observou que o processo trabalhista é desenvolvido no primeiro e no segundo grau de jurisdição e que os tribunais superiores devem ser Cortes de precedentes.

Desembargadora Denise Alves Horta fala a participantes do 7º Coleprecor

A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, eleita recentemente representante do Sudeste no CSJT, falou aos participantes na tarde desta terça-feira (23/9)

Novas tecnologias

Neste primeiro dia, foram apresentadas aos participantes duas ferramentas tecnológicas para facilitar a rotina dos tribunais. A primeira foi a extensão Corisco Chat-JT, ferramenta que permite que magistrados e servidores utilizem a IA da Justiça do Trabalho na própria tela do processo eletrônico, sem a necessidade de fazer downloads ou uploads de documentos.

Também foi apresentada a ferramenta de business intelligence “Olimpo”, desenvolvida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-PB). A ferramenta é um painel de controle que organiza e exibe, em um só local, todos os resultados estratégicos que o Tribunal precisa alcançar em sua gestão. Ele foi apresentado pela presidente do TRT-PB, desembargadora Herminegilda Leite Machado, e pelo secretário de Governança e Gestão Estratégica, Max Frederico Feitosa Guedes Pereira. 

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br