Semana das Mulheres é aberta com exposições e lançamento de iniciativas temáticas no TRT-MG
A Semana das Mulheres do TRT-MG, com o tema: "Diversidade, Equidade e Justiça", foi aberta oficialmente, na tarde desta segunda-feira (4/3), no Centro Cultural da Justiça do Trabalho, em Belo Horizonte, pela presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta. Em seu pronunciamento de abertura, ela ressaltou que o Dia Internacional da Mulher foi o resultado de muitas lutas por igualdade, por justiça, pelo respeito à diversidade “e é isso que queremos enfatizar nesta semana da mulher: a necessidade de que o gênero feminino, com toda a gama de diversidade por ele alcançada, seja respeitado e tenha seus direitos garantidos. O TRT-MG abraça toda essa diversidade feminina, reafirmando a posição de que o dia criado para celebração do Dia da Mulher, em 1917, continue a ser o marco essencial na formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Data somente reconhecida pela ONU em 1975, como de uma celebração dos direitos do gênero feminino", lembrou.
A semana conta com extensa programação, que se iniciou com a abertura das exposições: “Memórias de Mulheres Mineiras e Brasileiras em Busca de seus Direitos", de iniciativa do Movimento Quem Ama Não Mata/Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e "Bordando a Resistência", iniciativa do Movimento Quem Ama Não Mata/Linhas do Horizonte, também da ALMG. A organização da mostra teve curadoria do Centro de Memória Escola Judicial do TRT-MG (Ejud). Saiba mais sobre as exposições e até quando podem ser visitadas no Centro Cultural e na sede do TRT-MG.
Também foram realizados os lançamentos da campanha virtual “Mulheres do TRT-MG” e da Edição Especial das Notícias Jurídicas: Semana das Mulheres, no auditório da Escola Judicial.
Presente à solenidade, a curadora do Centro Cultural da Justiça do Trabalho e desembargadora aposentada do TRT-MG, Emília Fachinni, destacou, em sua fala, o significado do movimento de luta pelos direitos das mulheres e da importância das mostras exibidas no Centro Cultural, que retratam o movimento significativo para todas as mulheres.
Lançamentos
Em seguida, foram lançadas, no auditório da Escola Judicial, a campanha virtual “Mulheres do TRT-MG”, pela servidora do TRT-MG/Secom, Carol Piva, e uma Edição Especial de Notícias Jurídicas pelo desembargador Fernando Rios Neto, coordenador do Comitê de Comunicação e Transparência do TRT-MG. Durante toda a semana serão publicadas no Portal do TRT-MG notícias jurídicas extraídas de decisões relativas ao trabalho da mulher.
A desembargadora Denise Alves Horta enalteceu a grande importância da participação de magistradas, servidoras e terceirizadas que aderiram à campanha “Mulheres do TRT-MG”, enviando fotos, depoimentos, frases e vídeos sobre a experiência de trabalhar no TRT-MG como mulher, e, também, sobre outras atividades que desenvolvem fora do Tribunal.
A abertura da Semana das Mulheres contou ainda com as presenças dos desembargadores Sebastião Geraldo de Oliveira, 1º vice-presidente; Emerson José Alves Lage, 2º vice-presidente e diretor da Escola Judicial; Fernando Rios Neto, coordenador do Comitê de Comunicação e Transparência do TRT-MG; Maria Raquel Zagari Valentim, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem; vice-ouvidora, desembargadora Maria Cristina Diniz Caixeta e a coordenadora do Comitê de Ética, Integridade e Combate ao Assédio Moral, Rosemary de Oliveira Pires Afonso.
Também marcaram presença os juízes Anaximandra Kátia Abreu, presidente da Amatra3, Renato Amado, juiz auxiliar da Presidência e Cleber Lúcio de Almeida, coordenador acadêmico da Escola Judicial, além das responsáveis pelas mostras, Elizabeth Fleury, do Movimento Quem Ama Não Mata, e Gláucia Batista, do Coletivo Linhas do Horizonte. Também presente a diretora-geral, Patrícia Reis, além de secretários e servidores do TRT-MG.
Programação da semana
A programação da Semana da Mulher prossegue amanhã, terça-feira (5/3), com duas lives sobre “Gênero e Cinema: mulheres diretoras na contemporaneidade”, com Carol Piva, servidora do TRT-MG-Secom, às 14h, e “A criatividade de cada dia: o que podemos aprender com a prática das artistas”, com a servidora Priscila La Gatta Carminate, servidora do TRT-MG/coLABore - Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, às 14h45. As lives podem ser acessadas no Canal Oficial do TRT_MG no YouTube.
A Semana é uma iniciativa inédita e contará com diversas ações que objetivam estimular, valorizar, capacitar e proporcionar melhores condições de vida, de saúde e de trabalho às mulheres que atuam neste Regional, que são magistradas, servidoras, estagiárias e terceirizadas. Haverá campanhas de valorização das mulheres da instituição, descoberta de talentos femininos, exposições, práticas de dança e meditação, análise de filmes dirigidos por mulheres, palestras sobre felicidade, saúde (menopausa, nutrição, dermatologia), a força e importância das mulheres negras, bem como lançamento de obras dedicadas ao público feminino.
Confira aqui a programação completa da Semana da Mulher, que se estende até sexta (8/3).