Você está aqui:

Semana Nacional da Conciliação Trabalhista será aberta na próxima segunda-feira (26/5)

publicado: 20/05/2025 às 16h28 | modificado: 21/05/2025 às 18h00

Começa na próxima segunda-feira (26/5), a 9ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, evento anual da Justiça do Trabalho com adesão de todos os Tribunais Regionais do Trabalho do país. Em Belo Horizonte a Semana será aberta oficialmente, às 8h, na 32ª Vara do Trabalho ( Rua Goitacazes,1475 - Barro Preto), com as presenças da presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, do 1º vice-presidente, desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira e da juíza titular da Vara, Sandra Maria Generoso Thomaz Leidecker, além das juízas titulares dos Centro(s) Judiciário(s) de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT), Maritza Eliane Isidoro (1º Grau) e Andrea Rodrigues de Morais (2º Grau). Todas as varas trabalhistas do estado também estarão empenhadas em encerrar o maior número de processos por meio do acordo mediado.

Com o slogan “Menos conflitos, mais futuro – conciliar preserva tempo, recursos e relações”, a temática da campanha tem como foco a sustentabilidade das relações. Magistrados, servidores e demais colaboradores da Justiça do Trabalho em todo o estado vêm se preparando há semanas para o mutirão que seguirá até o dia 30/5. A Semana busca solucionar o maior número de acordos entre as partes sem a necessidade de uma decisão judicial para proporcionar maior celeridade aos processos trabalhistas e o consenso entre empregadores e trabalhadores. Como forma de incentivar a prática da conciliação, o TRT-MG vem realizando encontros com grandes empresas, potenciais demandantes do judiciário trabalhista, conscientizando empregadores e assessorias jurídicas a privilegiarem a conciliação diante de qualquer litígio.

Sempre é tempo de conciliar

Segundo o 1º vice-presidente do TRT-MG, que atua como coordenador regional do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (NUPEMEC), desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, "cada vez mais a Justiça Trabalhista está determinada a não se transformar num local de litígio, mas sim, em um palco de consensos. Nós queremos é buscar soluções", afirmou. Ele conclamou trabalhadores, empregadores e advogados a buscarem os canais de conciliação. E lembrou que sempre é tempo de conciliar e que a sociedade deve buscar ser menos litigiosa. "A guerra jurídica deixa traumas, feridas, más recordações. Na conciliação as partes se tornam protagonistas da solução e todos saem com a boa sensação do entendimento, concluiu. 

-

O desembargador Sebastião Geraldo concedeu, nesta terça-feira (20), entrevista à imprensa para divulgação da 9ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista.

Tempo, recursos e relações

O slogan “Menos conflitos, mais futuro — conciliar preserva tempo, recursos e relações” busca reforçar o entendimento de que a conciliação, além de garantir uma solução mais rápida do processo, reduz custos materiais e imateriais e evita maiores desgastes, inclusive emocionais, que o prolongamento da ação judicial pode causar. Na edição de 2024, a Semana de conciliação no TRT-MG movimentou R$ 159,075 milhões em valores conciliados, num total de 2.878 processos. Sendo que em valores movimentados, o montante chegou a R$ 209,036 milhões. Foram realizadas no período 9.275 audiências, com 39.212 pessoas atendidas.

Participe da Semana da Conciliação Trabalhista

Se você tem um processo na Justiça do Trabalho, busque seu advogado ou entre em contato com a Vara do Trabalho ou Tribunal onde a ação está tramitando e solicite a inclusão do processo na pauta da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista ou a qualquer tempo. 

Quero Conciliar (Processos nas Varas do Trabalho)

Quero Conciliar (Processos no TRT-MG)

Quero Conciliar (Processos Montes Claros)

Visualizações: