Servidores de instituições parceiras visitam Aterro Sanitário de Sabará
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
A Rede Sustenta Minas organizou uma visita guiada ao Aterro Sanitário de Macaúbas, em Sabará, para promover o consumo consciente. O evento, que faz parte do programa "Além da Lixeira", reuniu servidores de diversas instituições com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre a gestão de resíduos
Saiba mais sobre esta iniciativaA Rede Sustenta Minas promoveu, na manhã desta sexta-feira (19/09), uma visita guiada ao Aterro Sanitário de Macaúbas, em Sabará. A atividade teve o intuito de estimular o consumo consciente e a responsabilidade ambiental. A chefe do Núcleo de Gestão Sustentável do TRT-MG, Júnia Paula Fernandes de Oliveira, participou da organização da atividade, que contou com servidores de gabinetes de desembargadores e da Secretaria de Governança e Estratégia do Tribunal. A iniciativa está ligada ao programa “Além da Lixeira” que promove a redução do uso de plásticos descartáveis e a coleta seletiva na Justiça do Trabalho.
Visita ao Aterro de Sabará promovida pela Rede Sustenta Minas
Participaram da visita representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), da Advocacia Geral da União (AGU), do Tribunal de Contes do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), todas instituições que fazem parte da Rede.
De acordo com o coordenador de responsabilidade socioambiental do TRE, Antônio de Faria Neto, tratou-se de uma experiência única, reveladora e renovadora, na qual foi possível conhecer os processos utilizados para o tratamento de toneladas de lixo descartáveis. “Mais que sensibilizado, saí de lá invadido por uma consciência do dever cidadão, que nos cabe a todos, de um maior cuidado com a temática, pois quando pensamos no volume de lixo que é produzido por nós, lembramos como esse é um assunto com o qual estamos todos envolvidos”, avaliou. O representante da Justiça Eleitoral mineira também elogiou o envolvimento de Júnia, que qualificou como “uma entusiasta dessa causa”.
A servidora da Assessoria de Sustentabilidade do TRF, Daniela Dolci, agradeceu e também elogiou o papel da chefe do Núcleo de Gestão Sustentável do TRT, bem como da servidora Rebeca Rocha, que também faz parte dessa unidade. “É uma ação incrível, entramos de um jeito e saímos de outro”, comentou ela.
O Sustenta Minas é um colegiado de cooperação técnica, apoio mútuo e intercâmbio de experiências para realização de programas e ações conjuntas ligadas à responsabilidade socioambiental. A Rede já promoveu outras três visitas ao aterro desde abril deste ano. A próxima, e última do ano, ocorrerá no dia 24 de outubro.