Você está aqui:

Servidores de instituições parceiras visitam Aterro Sanitário de Sabará

publicado: 19/09/2025 às 16h23 | modificado: 19/09/2025 às 16h44

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

A Rede Sustenta Minas organizou uma visita guiada ao Aterro Sanitário de Macaúbas, em Sabará, para promover o consumo consciente. O evento, que faz parte do programa "Além da Lixeira", reuniu servidores de diversas instituições com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre a gestão de resíduos

Saiba mais sobre esta iniciativa

A Rede Sustenta Minas promoveu, na manhã desta sexta-feira (19/09), uma visita guiada ao Aterro Sanitário de Macaúbas, em Sabará. A atividade teve o intuito de estimular o consumo consciente e a responsabilidade ambiental. A chefe do Núcleo de Gestão Sustentável do TRT-MG, Júnia Paula Fernandes de Oliveira, participou da organização da atividade, que contou com servidores de gabinetes de desembargadores e da Secretaria de Governança e Estratégia do Tribunal. A iniciativa está ligada ao programa “Além da Lixeira” que promove a redução do uso de plásticos descartáveis e a coleta seletiva na Justiça do Trabalho.

Visita ao Aterro de Sabará promovida pela Rede Sustenta Minas

Visita ao Aterro de Sabará promovida pela Rede Sustenta Minas

Participaram da visita representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), da Advocacia Geral da União (AGU), do Tribunal de Contes do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), todas instituições que fazem parte da Rede.

De acordo com o coordenador de responsabilidade socioambiental do TRE, Antônio de Faria Neto, tratou-se de uma experiência única, reveladora e renovadora, na qual foi possível conhecer os processos utilizados para o tratamento de toneladas de lixo descartáveis. “Mais que sensibilizado, saí de lá invadido por uma consciência do dever cidadão, que nos cabe a todos, de um maior cuidado com a temática, pois quando pensamos no volume de lixo que é produzido por nós, lembramos como esse é um assunto com o qual estamos todos envolvidos”, avaliou. O representante da Justiça Eleitoral mineira também elogiou o envolvimento de Júnia, que qualificou como “uma entusiasta dessa causa”.

A servidora da Assessoria de Sustentabilidade do TRF, Daniela Dolci, agradeceu e também elogiou o papel da chefe do Núcleo de Gestão Sustentável do TRT, bem como da servidora Rebeca Rocha, que também faz parte dessa unidade. “É uma ação incrível, entramos de um jeito e saímos de outro”, comentou ela.

O Sustenta Minas é um colegiado de cooperação técnica, apoio mútuo e intercâmbio de experiências para realização de programas e ações conjuntas ligadas à responsabilidade socioambiental. A Rede já promoveu outras três visitas ao aterro desde abril deste ano. A próxima, e última do ano, ocorrerá no dia 24 de outubro.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br