Tribunal recebe universitários de cinco instituições de ensino

publicado 04/07/2019 14:52, modificado 04/07/2019 14:52

Fotos: Leonardo Andrade

Fotos: Leonardo Andrade

O TRT-MG recebeu, entre os dias 17 de junho e 2 de julho,  cerca de 130 estudantes universitários de cinco instituições de ensino, quatro delas da área de direito. Eles vieram participar do Programa Justiça e Cidadania e do Laboratório de Atividades Judiciais, promovidos pelo Centro de Memória do Tribunal, onde tiveram a possibilidade de aprimorar seus conhecimentos sobre a história do Trabalho e sobre a Justiça Trabalhista.

No dia 17 de junho, 30 alunos da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Mariana, acompanhados pela professora Rita de Cássia Melo, presenciaram a sessão na 1ª Turma da 2ª Instância do Tribunal, fizeram visita mediada do Programa Justiça e Cidadania e participaram de audiência simulada com a juíza Jaqueline Monteiro de Lima.

> Galeria de fotos: Faculdade Pres. Antônio Carlos - Mariana

No dia 19 de junho, participaram do Laboratório de Atividades Judiciais 11 alunos de graduação e do mestrado em direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, acompanhados da professora Adriana Goulart de Sena Orsini, que é desembargadora do TRT-MG. Os estudantes em referência são também pertencentes ao Recaj, programa de ensino, pesquisa e extensão sobre resolução de conflitos e acesso à Justiça da UFMG.

> Galeria de fotos: UFMG

No dia 25 de junho, o Centro Universitário UNA, de Bom Despacho, trouxe 24 alunos do 7º período de direito acompanhados do professor William Bruno de Castro Silva. Pela manhã, os estudantes participaram do Laboratório de Atividades Judiciais, em que tiveram acesso a processos judiciais históricos de guarda permanente do Tribunal. No período vespertino, eles presenciaram a sessão de julgamento da 5ª Turma, fizeram a visita mediada à exposição Trabalho e Cidadania e tiveram a oportunidade de participar de uma audiência simulada, que foi conduzida pelo juiz Henrique de Souza Mota.

> Galeria de fotos: UNA - Bom Despacho

No dia 27 de junho foi a vez dos 28 estudantes do 10º período de direito da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF que, acompanhados do professor Flávio Bellini de Oliveira Salles, participaram do Laboratório de Atividades Judiciais e, à tarde, assistiram sessão de julgamento da SDC. Ainda fizeram visita mediada à exposição Trabalho e Cidadania monitorados por estudantes do curso de História da UFMG.

> Galeria de fotos: UFJF

Concluindo o ciclo de visitas, já no mês de julho, na última terça-feira (02), estiveram no Tribunal 35 alunos do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG - campus Sabará,  instituição estreante no Programa Justiça e Cidadania. "A visita se justifica pela relevância e necessidade de compreensão da Justiça do Trabalho no papel fundamental da cidadania, pautada em ideais democráticos", disse a professora Renata Ribeiro Felipe, da disciplina direito empresarial e do trabalho, que acompanhou os estudantes em visita noturna.

> Galeria de fotos: IFMG - Sabará

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br