TRT-MG abre a 20ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista nesta segunda (3/11)
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
A 20ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista no TRT-MG começa nesta segunda-feira (3/11), às 8h, no Plenário 2 do edifício-sede, conduzida pelo desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, coordenador do Nupemec, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Promovida pelo CNJ, a Semana vai até 7/11 e prevê centenas de audiências nos Cejuscs de 1º e 2º graus, além da participação dos novos Cejuscs de Montes Claros, Coronel Fabriciano, Pouso Alegre e Juiz de Fora. A iniciativa reforça o papel da Justiça do Trabalho na promoção da conciliação e solução consensual de conflitos.
Saiba mais sobre esta iniciativaA cerimônia de abertura da 20ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista no TRT-MG será nesta segunda-feira (3/11), às 8 horas, no Plenário 2, que fica no edifício-sede (avenida Getúlio Vargas, 225, 8º andar). O evento será conduzido pelo 1º vice-presidente e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, e será transmitido ao vivo pelo canal do TRT-MG no Youtube. A Semana prossegue até sexta (7/11) e é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A conciliação é objetivo primordial e especialidade deste ramo do Judiciário, que vem se aprimorando com a qualificação do corpo de servidores e magistrados para esse fim. O Cejusc de 1º grau da capital prevê a realização de aproximadamente 450 audiências durante a semana, com o funcionamento simultâneo de 10 mesas ao longo da manhã e da tarde em todos os dias úteis da semana. Mesmo ritmo de funcionamento com dois turnos, de segunda a sexta, terá o Cejusc de 2º grau, com seis salas simultâneas que devem receber mais de 300 audiências.
Expectativa pela ampliação da conciliação no interior
A novidade este ano são os quatro novos Cejuscs inaugurados no interior do estado. Entre fevereiro e agosto, Montes Claros, Coronel Fabriciano, Pouso Alegre e Juiz de Fora passaram a ter essas unidades tão importantes para o impulsionamento de resultados que mostram o potencial para ampliar o número de acordos. Durante a Semana de Conciliação Trabalhista os Cejuscs do interior estarão em pleno funcionamento. Um exemplo é o de Coronel Fabriciano que, com 11 mesas funcionando ao longo de todo o dia, nos cinco dias da semana, irá realizar mais de 75 audiências.
Quero conciliar
Empregados e empresas que são partes em ações trabalhistas podem solicitar à unidade judiciária ou ao Tribunal Regional do Trabalho onde o processo tramita a inclusão do seu processo na pauta do Cejusc. Você também pode pedir para que seu advogado solicite a inclusão do processo na pauta, ou entrar em contato pelos canais de atendimento da Vara do Trabalho ou TRT onde sua ação tramita.
Acesse o formulário para inscrever seu processo de 1º grau
Acesse o formulário para inscrever seu processo de 2º grau
Acesse o formulário para inscrever seu processo em Montes Claros
Acesse o formulário para inscrever seu processo em Coronel Fabriciano
Acesse o formulário para inscrever seu processo em Pouso Alegre
Acesse o formulário para inscrever seu processo em Juiz de Fora