Você está aqui:

TRT-MG encerra novembro com ações educativas

publicado: 30/11/2023 às 15h18 | modificado: 30/11/2023 às 15h18

Os alunos do oitavo período do curso de Direito da UNIBH participaram da ação educativa “Justiça e Cidadania”, no dia 22/11, oportunidade em que visitaram o Laboratório de Atividades Judiciais do TRT-MG, o que se seguiu de uma audiência simulada, conduzida pelo juiz Marcelo Oliveira da Silva, da 12ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, os estudantes puderam figurar como partes, advogados e testemunhas em um processo trabalhista.

Audiência simulada

O Programa Trabalho Seguro, no dia 23/11, realizou uma visita à Escola Leon Renault, na qual cerca de 70 alunos do 9º ano do ensino fundamental assistiram à palestra cujo tema principal foi a segurança no ambiente de trabalho e uma retrospectiva histórica do trabalho no mundo. Nessa perspectiva, o desembargador Marcelo Pertence, gestor regional do Programa Trabalho Seguro, também abordou os prejuízos do trabalho precoce, bem como a legislação pertinente ao trabalho de menores.

Palestra Escola Estadual Leon Renault

No dia 24/11, em mais uma edição do programa Justiça e Cidadania em parceria com o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem e o Programa Trabalho Seguro, o TRT-MG recebeu o Projeto Querubim, composto por crianças entre 11 e 16 anos, que conheceram a exposição Trabalho e Cidadania e também realizaram brincadeiras educativas com o tema das profissões, vestindo-se como os profissionais que almejam ser futuramente.

Jovens brincam com vestimentas de profissões

Em seguida, os jovens ouviram atentamente à palestra da desembargadora Jaqueline Monteiro de Lima, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem. Em sua fala, ela explicou aos estudantes o importante papel da escola no rompimento do ciclo vicioso da pobreza, que deve ser substituído pelo ciclo virtuoso da educação. Por fim, parafraseou Cora Coralina ao deixar a mensagem de que os estudantes devem ter “mais esperança em seus passos do que tristeza em seus olhos”, como orientação para investirem no conhecimento para um futuro melhor.

Estudantes e Programa de Trabalho Seguro

O desembargador Marcelo Pertence trouxe um histórico do trabalho no mundo desde a primeira revolução industrial, passando por conceitos como o ludismo, as origens da exploração dos trabalhadores, a criação dos sindicatos e a relação entre empregados e empregadores até os dias de hoje. Por fim, explicou aos jovens sobre a introdução de robôs nas linhas de trabalho, além do panorama sobre o trabalho de motoristas de aplicativo e entregadores, que são chamados de “empreendedores” pelas grandes empresas e como isso se relaciona com a perpetuação dos altos índices de acidentes de trabalho.

Encerrando o mês de novembro, no dia 27/11, os Programas Trabalho Seguro e Justiça e Cidadania receberam alunos do curso de Tecnologia e Logística do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Sabará para uma visita mediada à exposição Trabalho e Cidadania, seguida de uma audiência simulada com desembargador Marcelo Pertence, que elucidou questões sobre a competência da justiça trabalhista e conduziu o caso que se tratava de um acidente de trabalho.

Alunos IFMG Sabará visitando exposição Trabalho e Cidadania

Veja a galeria de fotos. 

Visualizações: