Você está aqui:

Alunos do ensino médio visitam o Programa Justiça e Cidadania

publicado: 03/09/2025 às 17h46 | modificado: 03/09/2025 às 20h34

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

Nesta quarta-feira (3/9), estudantes do ensino médio do Educandário e Creche Menino Jesus visitaram o prédio sede do TRT-MG para o Programa Justiça e Cidadania, de iniciativa da Escola Judicial/Centro de memória. Os alunos foram guiados em uma visita à exposição Trabalho e Cidadania, gerida pelo Centro de Memória. Ao final, participaram de uma audiência simulada conduzida pelo juiz Pedro Mallet. Os estudantes representaram papéis de preposto, reclamante, testemunhas e advogados em um caso fictício relacionado ao trabalho infantil.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Nesta quarta-feira (3/9), estudantes do ensino médio do Educandário e Creche Menino Jesus visitaram o prédio sede do TRT-MG para o Programa Justiça e Cidadania, de iniciativa da Escola Judicial/Centro de Memória. Os alunos foram guiados em uma visita à exposição Trabalho e Cidadania, gerida pelo Centro de Memória. A curadoria da mostra busca representar a história do trabalho no Brasil, ressaltando os momentos mais importantes com recursos visuais e sonoros.

Estudantes do Educandário e Creche Menino Jesus

Na última atividade, os jovens participaram de uma audiência simulada conduzida pelo juiz Pedro Mallet. Os estudantes representaram papéis de preposto, reclamante, testemunhas e advogados em um caso fictício relacionado ao trabalho infantil. No fim da audiência, o magistrado respondeu algumas perguntas dos alunos e professores enquanto explicava mais do processo jurídico após a conclusão de uma audiência trabalhista.

A professora Karla Cristina Alves Rodrigues, que acompanhou os alunos, comentou sobre a importância de trazer estudantes para essa dinâmica no TRT-MG. "É a primeira vez desses alunos, uma experiência nova pra eles, que nunca tiveram contato com o magistrado e com tudo que foi apresentado aqui. Amaram a exposição, a experiência de saber a história do trabalho ao longo dos séculos, como é a história do trabalho no Brasil. Participar da audiência simulada também foi enriquecedor, porque aprendem muito e internalizam essa vivência, entendendo quais são seus direitos e deveres", disse a professora, que costuma trazer uma turma por semestre ao Tribunal.

Justiça e Cidadania

O Programa Justiça e Cidadania é uma iniciativa do Centro de Memória – Escola Judicial, para promover ações educativas que visam estabelecer canais de comunicação entre a instituição e a comunidade. O Programa atende escolas e faculdades da rede pública e privada da capital e interior de Minas Gerais.

Veja a galeria de fotos.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br