NJ PROFISSÕES - Jornalista: os direitos, os riscos e a crescente responsabilidade do profissional da informação.

publicado 28/05/2015 06:50, modificado 21/11/2018 08:07

Profissão de risco: acidentes de trabalho (imagem 1)

Profissional da notícia. Assim também é conhecido o jornalista, que trabalha na busca e divulgação de informações em veículos de comunicação, como jornais, rádio, revistas, TV e internet. Ele pesquisa, investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, faz entrevistas e escreve artigos, sempre cuidando de adaptar o texto ao veículo e ao público a que se destinam. Pode trabalhar de forma autônoma ou como empregado. E, na prática, não é muito fácil essa distinção.

NJ PROFISSÕES - Jornalista: os direitos, os riscos e a crescente responsabilidade do profissional da informação. (imagem 2)

A exposição ao risco é uma das características marcantes dessa atividade. Enchentes, guerras, ameaças, abalos sísmicos, grandes catástrofes são apenas exemplos, dentre inúmeras outas situações perigosas, às quais os jornalistas, não raro, se expõem. Esses profissionais ficam também vulneráveis a sofrer, desde xingamentos até brutais formas de violência, como ocorre, por exemplo, em coberturas de guerras e manifestações que, por vezes, podem levar até à morte.

Outra importante faceta da profissão a se destacar é a crescente e acentuada responsabilidade que a atividade jornalística envolve, já que são formadores de opinião. E com a gradativa evolução tecnológica dos meios de comunicação de massa, as informações são trocadas em tempo real por um número cada vez maior de pessoas, aumentando a possibilidade de lesão aos interesses dos indivíduos.

Nesta especial NJ Profissões, destacamos a legislação e os direitos específicos do profissional do jornalismo.

1 - O jornalista e a empresa jornalística - Legislação aplicável

2 - Atividades privativas da profissão de jornalista

3 - Jornada Reduzida e Prorrogação

4 - Decisão do STF pelo fim da exigência do diploma e a PEC dos Jornalistas

5 - Clique e confira a JURISPRUDÊNCIA sobre diversos aspectos da profissão de jornalista

6 - Caso julgado: JT defere a repórter horas extras cumpridas na cobertura de eventos esportivos

 

Turma aceita documentos anexados de forma invertida no PJe (imagem 1)

Visualizações:

Subseção de Notícias Jurídicas noticiasjuridicas [arroba] trt3.jus.br