Você está aqui:

Estudantes de Direito e de Ensino Médio vivenciam o processo trabalhista no TRT-MG

publicado: 17/09/2025 às 16h26 | modificado: 17/09/2025 às 18h56

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

Estudantes de Direito e ensino médio vivenciaram a Justiça do Trabalho no Programa Justiça e Cidadania, visitando a Exposição Trabalho e Cidadania e participando de audiências trabalhistas simuladas. 

Saiba mais sobre esta iniciativa

A oportunidade de ter uma experiência direta com a realidade da Justiça do Trabalho foi oferecida para 66 estudantes durante as duas atividades do Programa Justiça e Cidadania desta semana. Nesta quarta-feira (17/9), o TRT recebeu 47 alunos do 1º ano de ensino médio do Colégio Emília Ferreiro, da capital, que vieram acompanhados por quatro professores. Já na última terça-feira (16/09), foi a vez de 19 alunos de Direito da Faculdade Doctum, que percorreram seis horas de estrada de Carangola a Belo Horizonte para participar do programa.

Audiência simulada com estudantes da Faculdade Doctum e com o juiz Marcos Leão

Audiência simulada com estudantes da Faculdade Doctum e com o juiz Marcos Leão

Os visitantes percorrem a Exposição Trabalho e Cidadania, além de desenvolverem atividades práticas propostas por monitores para refletir sobre a evolução histórica da realidade do trabalho, das lutas, das conquistas e da legislação no Brasil, com acesso a fotos que retratam a realidade de diversas épocas.

Um dos pontos altos da visita é a realização de uma audiência trabalhista simulada, na qual um magistrado do TRT conduz a atuação de estudantes que assumem os papéis de partes, advogados e secretário de audiências. As duas turmas desta semana se depararam com processos fictícios relacionados com contrato de aprendizagem. A audiência com os alunos da Faculdade Doctum ficou a cargo do juiz Marcos César Leão, que é titular da 31ª Vara do Trabalho da capital, e a dos alunos do Colégio Emília Ferreiro, com o juiz Marcelo Oliveira Silva, que é titular da 12ª Vara de Belo Horizonte e cogestor de primeiro grau do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem no TRT-3.

Alunos e docente do Colégio Emília Ferreiro com o juiz Marcelo Silva

Alunos e docente do Colégio Emília Ferreiro com o juiz Marcelo Silva

O professor Alan Bernardo Lemos Costa, da Faculdade Doctum, ressaltou a importância da visita para disponibilizar aos alunos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o funcionamento da Justiça Trabalhista. Segundo ele, embora o corpo docente se esforce para ensinar com amor e dedicação a disciplina de Direito Trabalhista presente na grade curricular, é na vivência, na prática e no contato direto que os futuros profissionais irão aprender.

Justiça e Cidadania

O Programa Justiça e Cidadania é promovido pelo Centro de Memória da Escola Judicial do Tribunal. Escolas interessadas em participar devem enviar mensagem em fevereiro para memoria@trt3.jus.br. O e-mail também está disponível para esclarecer dúvidas. A agenda de 2025 já está preenchida.

Veja galeria de fotos de 16/9.

Veja galeria de fotos de 17/9.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br