Alunos recebem premiação do concurso de contos

publicado 11/12/2009 16:31, modificado 11/12/2009 18:31
Varas de João Monlevade realizam acordo na V Semana da Conciliação (imagem 1)

Na manhã desta sexta-feira, o Plenário do TRT da 3ª Região foi ocupado pelos alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Santo Antônio e do Colégio Técnico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec). Eles participaram do concurso de contos que integrou a programação da V Semana da Conciliação do TRT de Minas cujo tema foi “Resolvendo Conflitos de Forma Conciliada”.

Foram premiados dois alunos, um de cada instituição: Lucas Goulart Grossi, do Colégio Santo Antônio e Iasmine Stephanie Oliveira, do Coltec. Estavam presentes na premiação o desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa, presidente do TRT-MG; o desembargador Eduardo Augusto Lobato, corregedor do TRT e presidente da Comissão Permanente do Movimento pela Conciliação; a juíza titular da 35ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, Adriana Goulart de Sena, coordenadora, por delegação, da V Semana da Conciliação do TRT da 3ª Região e membro do Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação do CNJ, além dos representantes das instituições de ensino.

A cerimônia foi precedida de uma apresentação teatral da trupe “A Torto e a Direito”, do Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG. A peça, com o tema “Conciliação”, explica de forma bem-humorada a importância dos atos que promovem o diálogo para alcançar o acordo e a harmonia em nossa sociedade. O presidente do TRT-MG, desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa, destacou a relevância de levar este tema aos estudantes. “Ao participarem deste concurso, os estudantes se conscientizam sobre a necessidade da conciliação em todos os seus níveis, inclusive a conciliação para a própria vida. Assim, os alunos estarão envolvidos na pacificação, harmonização e em tudo que seja necessário para ter um mundo melhor, centrado na boa convivência, no respeito, e na fraternidade”.

As servidoras Líliam de Fátima Ribeiro e Lucianne Moreira Rodrigues; o diretor de Pagamento de Pessoal, Ricardo Bahia Rachid e os juízes Adriana Goulart de Sena, Jacqueline Prado Casagrande e Jairo Vianna Ramos foram os jurados do concurso. Para a juíza Adriana Goulart de Sena, “essa atividade na Semana de Conciliação é um braço, um viés que o Tribunal tem em relação ao seu diálogo com a sociedade, uma das missões institucionais do TRT é fazer esse diálogo. Esses jovens que participaram do concurso são o nosso futuro, são pessoas que, em breve, serão cidadãos que ou podem precisar do Judiciário ou que integrarão a nossa Corte, a nossa instituição”.

Alunos recebem premiação do concurso de contos (imagem 2)
(foto: Leonardo Andrade)

Lição de conciliação

Com o conto “Cativar: base para a conciliação”, que une as histórias dos Três Porquinhos, do Pequeno Príncipe e de Romeu e Julieta o aluno Lucas Goulart Grossi, do Colégio Santo Antônio venceu o concurso. Segundo Lucas, o prêmio foi uma surpresa. “Eu escrevi este conto faltando uns dois dias para o prazo de entrega. A ideia surgiu espontaneamente e eu fiquei surpreso, mas gostei bastante”, diz o aluno.

Já a aluna do Coltec, Iasmine Stephanie Oliveira, autora de “Vida de cartoonista” usou criativamente a imaginação e criou a história de um cartoonista que entra em contato com seus personagens insatisfeitos, que fazem greve. Emocionada, ela recebeu o prêmio e disse que a experiência vai além da premiação. “Foi muito gratificante ter vencido. Para mim, escrever é tudo, é uma das coisas que eu mais gosto na vida e ser reconhecida a partir disso foi realmente uma experiência muito interessante”, relata. A importância da conversa, do diálogo para resolver os conflitos de forma pacífica promovendo a harmonia é a lição de conciliação presente nos contos. Os premiados receberam uma caderneta de poupança no valor de R$1.000.

Além dos vencedores, outros seis alunos de cada instituição foram destacados pelos contos. Do Colégio Santo Antônio, os alunos Juliana Otoni Parma, Yasmin Moreira Martins, Thomas Mure Milagres Kentish, Ana Luiza Emerich Magalhães, Amanda Maria dos Santos Andrade Ferreira e Isabel Prates de Oliveira Campos. Já do Coltec: Ana Carolina Castro Ferreira, Fernando César Rezende Penido, Natália Soares Melo, Pedro Ivo de Oliveira Filho, Philippe Augusto Alves Guieiro e Raiane Cardoso de Souza.

Os representantes das instituições de ensino se mostraram satisfeitos em participar do evento. A vice-diretora do Coltec, Rosilene Siray Bicalho, considerou o concurso uma boa oportunidade para promover o diálogo, uma das propostas do colégio. Para ela, é preciso perceber “o quão importante é conversar com o outro. Esse evento foi muito importante e o Coltec está de braços abertos, inclusive porque nos ajuda e vai ao encontro de nossa proposta”.

O diretor do Colégio Santo Antônio, frei Jacir de Freitas Faria, lembrou a coincidência dos valores propostos pela instituição, de ordem franciscana que tem como lema "Paz e Bem" e a questão da conciliação. “Para nós foi uma alegria muito grande poder acolher esta proposta com tema atual. São Francisco, o grande paradigma da nossa história centenária, foi um homem que marcou muito a humanidade por essas questões do diálogo e ecumenismo. Ele ficou conhecido pelo diálogo com o sultão, na época do islamismo das Cruzadas. Criou o presépio na época de Natal para mostrar essa reconciliação e ali, inclusive, colocou o boi e o burro que representavam dois reis do Egito que estavam em conflito e a tentativa do presépio foi mostrar simbolicamente com os animais como Jesus era o centro universal”, diz. Ele contou, ainda, que a própria seleção dos contos no Colégio envolveu a conciliação. “Dos 300 alunos que fizeram contos, nós procuramos fazer com que a conciliação acontecesse já ali, entre eles mesmo. Eles discutiram e escolheram 140 contos e passaram para os coordenadores, que leram e avaliaram para escolher os 60 contos finais”, disse, incentivando o TRT-MG a expandir cada vez mais esta iniciativa. (Stefânia Faria/Divina Dias)

Conheça aqui os contos vencedores do concurso.

Alunos recebem premiação do concurso de contos (imagem 3)
Lucas Goulart e Iasmine Stephanie, vencedores do concurso, juntamente com os representantes do Colégio Santo Antônio e do Coltec (foto: Leonardo Andrade)

Visualizações: