Entidades comemoram Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho

publicado 15/04/2010 14:33, modificado 15/04/2010 17:33

Pela primeira vez em Minas Gerais, 17 centrais sindicais, entidades patronais e órgãos públicos vão se unir para um encontro e uma homenagem no Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril.

As entidades pretendem reunir mil pessoas no 1º Encipa - Encontro Estadual das Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) de Minas Gerais. Ao meio-dia, participantes do evento e trabalhadores nas sedes dos promotores vão parar suas atividades por um minuto, para homenagear as vítimas e refletir sobre saúde e segurança no trabalho.

O Encipa pretende aproximar membros das Cipas e os vários atores, públicos, privados e não governamentais, do mundo do trabalho, buscando construir uma nova consciência de gestão da saúde e segurança.

O encontro, gratuito e aberto ao público, acontece das 8h30 às 18h, no Hotel Dayrell, que fica na Rua Espírito Santo, 901, em Belo Horizonte. As inscrições podem ser feitas pelo site www.redlaj.com . Informações pelos emails redlaj@redlaj.com e intrabalhomg@gmail.com .

Quem promove o Encipa – Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho de Minas Gerais, AMATRA3; Associação Mineira dos Advogados Trabalhistas, AMAT; Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil, CTB; Central Única dos Trabalhadores, CUT; Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, CREA-MG; Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, FIEMG; Força Sindical; Fundacentro; Instituto Nacional da Previdência Social, INSS; In-Trabalho; Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais, MPT; Nova Central Sindical dos Trabalhadores – NCST; Ordem dos Advogados do Brasil, OAB-MG; RedLaj; Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais; Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais; União Geral dos Trabalhadores, UGT.

O que são as Cipas – Criada como um instrumento de prevenção de acidentes e melhorias das condições do ambiente de trabalho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165, e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), expedida pela Portaria 3.214/1978, do Ministério do Trabalho.

28 de abril – Em dia 28 de abril de 1969, uma explosão na mina de Farmington na Virgínia, nos Estados Unidos, provocou a morte de 78 mineiros. Em sua Conferência Internacional de 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou a data, consagrada pelo movimento sindical, como o dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho. O Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho foi instituído no Brasil por meio da Lei nº 11.121/2005.

Visualizações: