TRT difunde cultura da resolução de conflitos entre jovens do ensino médio

publicado 05/10/2009 13:33, modificado 05/10/2009 16:33

Comprometida com o desenvolvimento da consciência sobre conciliação e com a promoção da justiça social entre os jovens, a juíza Adriana Goulart de Sena, titular da 35ª Vara do Trabalho e coordenadora da Comissão de Conciliação do TRT-MG, participa do processo de preparação dos alunos que pretendem se inscrever no concurso de contos sobre o tema Resolvendo Conflitos de Forma Conciliada .

Nesta segunda-feira, dia 5, a juíza expôs o tema para alunos do Colégio Técnico da UFMG – Coltec explicando, de forma dinâmica e informal, o que é a Justiça do Trabalho, como funciona e qual o seu papel na promoção da justiça social. Adriana Goulart de Sena mostrou aos estudantes o que é um conflito trabalhista e como ele pode ser resolvido por meio da conciliação. Demonstrando total interesse pela palestra, os alunos permaneceram atentos e no final aplaudiram a juíza. “O tema é interessante, não só para quem pretende participar do concurso ou seguir uma carreira jurídica, mas vale também para as diversas situações da vida mesmo, onde o conflito está presente”, observou Ana Clara Guimarães, 16 anos, estudante do curso de Patologia Clínica. Para a vice-diretora do Colégio, Rosilene Siray Bicalho, a maneira de se expressar da juíza demonstra que os recursos didáticos devem se afastar do convencional e buscar métodos descontraídos para prender a atenção do jovem. “O próprio comportamento da Drª Adriana proporciona aos alunos a noção de autoridade e já explica o que é conciliação”, elogiou.

Satisfeita com o resultado, a juíza Adriana Goulart de Sena disse que esta é uma iniciativa muito rica do Tribunal, porque proporciona uma interlocução com um público que representa a sociedade do futuro. “São alunos com um grau maior de conhecimento e próximo do sistema acadêmico-científico e por isso com uma capacidade maior de diálogo. Esses meninos são a sociedade do futuro e tanto vão trazer conflitos para o Judiciário como também serão integrantes e operadores do direito”, ressaltou a juíza.

TRT difunde cultura da resolução de conflitos entre jovens do ensino médio (imagem 1)
(foto: Márcia Barroso)

A palestra de hoje é a segunda de uma série de quatro programadas para alunos do ensino médio dos colégios Santo Antônio e Coltec-UFMG, de Belo Horizonte, que vão participar do concurso, dentro da programação da V Semana da Conciliação, que será promovida de 7 a 11 de dezembro de 2009. A primeira palestra foi para os alunos do Colégio Santo Antônio, na última segunda-feira, dia 28.

O concurso de contos sobre o tema Resolvendo Conflitos de Forma Conciliada tem como objetivo difundir a cultura da conciliação para além do âmbito do Tribunal. Poderão participar do concurso, as turmas de segunda série do ensino médio dos colégios Santo Antônio e Técnico da UFMG, escolhidos em virtude da classificação do ENEM-2008. Até o dia 03 de novembro serão selecionados, pelas escolas, 120 contos que serão avaliados por uma comissão julgadora designada pelo TRT-3ª Região, que levará em conta a criatividade, a clareza, a originalidade e a pertinência ao tema. Será escolhido o melhor conto de cada escola e os alunos vencedores serão premiados com uma caderneta de poupança no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais). O resultado será divulgado no dia 11 de novembro próximo.(Márcia Barroso)

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br