Vara do Trabalho de Bom Despacho já funciona em sede própria
Começou a funcionar nesta segunda-feira, em sede própria, a Vara do Trabalho de Bom Despacho, que foi inaugurada no último dia 20 de novembro. Na solenidade de inauguração, o titular da vara, juiz Valmir Inácio Vieira, destacou que "as novas instalações da Vara do Trabalho de Bom Despacho servirão em muito aos juízes do trabalho na sua atividade de gestores de pessoas, porque como é ensinado em ergonomia, a qualidade do ambiente de trabalho também constitui instrumento agregador dos interesses dos trabalhadores aos objetivos da instituição". Para ele, "as melhores instalações físicas do fórum trabalhista significam que o TRT da 3ª Região valoriza as pessoas, os trabalhadores, as empresas instaladas na jurisdição, para melhor auxiliar na solução dos conflitos decorrentes da relação entre o capital e o trabalho. Melhores instalações físicas, como estamos a presenciar, implicam melhor qualidade na prestação de serviços pela Justiça do Trabalho aos jurisdicionados".
Já o desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa, ao presidir a solenidade, lembrou que "o crescimento econômico experimentado pelo país nas últimas décadas ecoou na região centro-oeste mineira e fez-se sentir fortemente no comércio, na indústria, no turismo rural e de negócios, e na área hoteleira de Bom Despacho e nos municípios abarcados por sua jurisdição". E, assim, o presidente do TRT justifica aquela edificação: "o progresso traz consigo inúmeros vantagens e impõe a todos os segmentos da sociedade o dever de crescer, de desenvolver, de se aprimorar. E não poderia ser diferente com o setor público, com os órgãos do Judiciário, com a Justiça do Trabalho".
Fotos: Cassiano Nóbrega |
A nova sede foi projetada seguindo as mais modernas técnicas de arquitetura e engenharia. Atenção específica foi dispensada aos portadores de necessidades especiais: rampa de acesso, banheiros adaptados ergonomicamente; sala privativa da OAB, sala de audiências com espaços apropriados para acomodar juízes, advogados membros do Ministério Público, estagiários de direito, partes e servidores. Todos os ambientes foram climatizadas, amplos espaços foram destinados à sala de espera, aos setores de trabalho, à atermação, ao arquivo e ao balcão de atendimento. A localização possibilita, inclusive, estacionamento facilitado de automóveis. Tudo foi pensado com vistas a oferecer o melhor ao público externo e interno.
Coincidentemente, o prefeito do município, Haroldo de Souza Queiroz, e o presidente da subseção da OAB/MG de Bom Despacho, advogado Mário César Hamdan Gontijo, destacaram que a construção daquela sede própria consolida definitivamente a presença da Justiça do Trabalho na cidade.
Bastante prestigiada pela comunidade local, à solenidade esteve presente, ainda, o desembargador Eduardo Augusto Lobato, corregedor do TRT, e a presidente da Amatra3, juíza Olívia Figueiredo Pinto Coelho; Robert Walyston de Miranda, diretor de secretaria e servidores da VT de Bom Despacho; os diretores do TRT, Gilberto Atman Picardi Faria (sistemas jurídicos), Hudson Luiz Guimarães (engenharia) e Lucas Fernandes Viana, assessor do Apoio à Primeira Instância. (Divina Dias)