Foro de Betim recebe PJe e 6ª Vara

publicado 19/12/2012 17:43, modificado 19/12/2012 19:43

Em uma cidade que sempre respondeu com prontidão aos grandes desafios que se lhe apresentaram, segundo a presidente do TRT da 3ª Região, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, Betim, município da região metropolitana de Belo Horizonte, recebeu na manhã dessa quarta, 19 de dezembro, a 6ª Vara do Trabalho.

Foro de Betim recebe PJe e 6ª Vara (imagem 1)
Prefeita Maria do Carmo Lara, juíza Laudenicy Moreira de Abreu, desembargadores Deoclecia Amorelli Dias e Ricardo Mohallem, após descerramento da placa

A criação de mais uma vara em Betim, onde a primeira delas foi inaugurada em abril de 1979, a segunda em 1987, a terceira em 1990, a quarta em 1993 e a quinta, que já nasceu informatizada, em 1996, se deve à grande movimentação processual naquele Foro, que compreende também os municípios de Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Piedade das Gerais, Rio Manso e São Joaquim das Bicas. Atualmente com o número de processos por vara superior a 1.500, volume máximo recomendado pela legislação, a 6ª VT era necessária para a prestação de um serviço mais ágil ao jurisdicionado.

Coincidindo com a inauguração da 6ª VT, também foi instalado no Foro Trabalhista de Betim o Processo Judicial Eletrônico - PJe, sistema de tramitação eletrônica de processos na Justiça do Trabalho.

Coube ao advogado Geraldo Costa de Faria protocolar em Betim o primeiro processo em tramitação pelo PJe, que recebeu o nº 10.001 e foi distribuído para a 4ª VT e teve a audiência marcada para o dia 5 de março. O ato foi presenciado pelo Presidente do Comitê Gestor Regional do PJe, desembargador Ricardo Antônio Mohallem, que, ao agradecer a todos que estão envolvidos no processo de instalação da nova ferramenta, lembrou a importância de cada um nesse momento único para a justiça trabalhista.

Foro de Betim recebe PJe e 6ª Vara (imagem 2)
O advogado Geraldo Costa de Faria protocola primeiro processo pelo PJe

Em suas manifestações, autoridades presentes à solenidade foram unânimes ao destacar a importância do PJe, que vai trazer, de acordo com a diretora do Foro, juíza Laudenicy Moreira de Abreu, mais inovação e renovação para a Justiça do Trabalho. "É um caminho sem volta", disse ela, enquanto a prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara, falou do orgulho do município, que tem "o primeiro Foro com o PJe no estado".

Também presente ao duplo evento, o presidente da subseção da OAB de Betim, Gilberto Marques de Sá, que, além de manifestar sua satisfação ao presenciar a evolução da Justiça do Trabalho, elogiou a importância da parceria da OAB com o TRT ao garantir em suas instalações uma sala para os advogados, "extensão de seus escritórios".

Prestigiaram a solenidade, além dos já citados, o desembargador Fernando Luis Gonçalves Rios Neto, a juíza titular da 5ª VT de Uberlândia, Andréa Marinho Moreira Teixeira, membro do Comitê Gestor Regional do Processo Judicial Eletrônico, a procuradora-chefe substituta do Ministério Público do Trabalho, Sônia Toledo Gonçalves, o juiz Orlando Tadeu de Alcântara, auxiliar da presidência, o representante da OAB no Grupo Regional de Trabalho do PJe Carlos Schirmer, o diretor-tesoureiro da OAB, Seção Minas Gerais e persidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, Abrat, Antônio Fabrício de Matos, Welington Márcio Gonçalves, presidente da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais de Minas Gerais, Tasso Mourão, procurador do município, os juízes Mauro César Silva, Paulo Gustavo de Amarante Merçon, Leonardo Passos Ferreira, Maurílio Brasil, que atuam no Foro de Betim, a diretora do Foro da Justiça do Trabalho de Betim Laudenicy Moreira de Abreu, a juíza Rachel Fernandes Lage, representando a presidente da Amatra3 juíza Jacqueline Prado Casagrande, os juízes Fabiano de Abreu Pfeilsticker, Luiz Evaristo Osório Barbosa, Renato de Paula Amado.

Presentes também, do TRT-MG, Eliel Negromonte Filho, secretário-geral da presidência, Sandra Pimentel Mendes, diretora judiciária e Gilberto Atman Picardi Faria, diretor de informática e servidores do Foro de Betim. (De Betim, Divina Dias/fotos Madson Morais)

Foro de Betim recebe PJe e 6ª Vara (imagem 3)
Presidente Deoclecia Amorelli Dias, ao centro, com magistrados e servidores do Foro de Betim

Visualizações: