Prédio do TRT recebe nome do desembargador José Waster Chaves

publicado 07/12/2016 16:08, modificado 07/12/2016 18:08
Prédio do TRT recebe nome do desembargador José Waster Chaves (imagem 1)
Esposa do homenageado com os desembargadores Júlio Bernardo do Carmo e José Murilo de Morais

Foi realizada, na tarde desta quarta-feira (7), a solenidade de aposição de placa que atribuiu o nome do desembargador José Waster Chaves ao prédio anexo ao edifício-sede do TRT-MG, localizado na Avenida Getúlio Vargas, em Belo Horizonte. O novo nome foi dado em memória do magistrado, presidente da instituição entre 1985 e 1987. O descerramento da placa foi feito pela viúva do magistrado, Stella Chaves, e pelo presidente do TRT-MG, desembargador Júlio Bernardo do Carmo.

A homenagem foi proposta pelo desembargador José Murilo de Morais e aprovada pelo Tribunal Pleno, em sessão realizada no último dia 10 de novembro. Em seu discurso durante o evento, ele relembrou o período em que foi substituto do desembargador José Waster Chaves.

"O convívio com o doutor Waster Chaves foi muito bom, pois acompanhando a forma aplicada com que fazia o seu trabalho e como era reconhecido e querido por colegas e servidores, ele acabou se tornando um exemplo para mim. Por isso, essa homenagem é singela, mas muito justa", disse.

Além da esposa, acompanharam a solenidade filhos, netos e amigos do desembargador Waster Chaves. A filha dele, Cristina Chaves, disse que falar de seu pai era falar da Justiça do Trabalho. "Foram 38 anos dedicados à construção da justiça trabalhista em Minas Gerais. E hoje, ele colhe os frutos de seu grande trabalho dando o nome a este prédio e realizando o seu sonho de ficar marcado na história do Tribunal". Ao final de seu discurso, ela agradeceu ao presidente do TRT-MG e ao proponente da homenagem.

O amigo de longa data, frei Cláudio Van Balen usou a palavra para falar "da pessoa simples e correta" que foi o magistrado. E contou histórias de momentos em que acompanhava o trabalho do desembargador ao julgar os processos. "Nessas horas, eu percebia a sensibilidade em suas decisões", disse o frei.

Prédio do TRT recebe nome do desembargador José Waster Chaves (imagem 2)
Desembargadores do TRT-MG e familiares do homenageado

Participaram da solenidade os desembargadores Ricardo Mohallem (1º vice-presidente), Luiz Ronan Neves Koury (2º vice-presidente), Maria Lúcia Cardoso de Magalhães, Denise Alves Horta, Camilla Guimarães Pereira Zeidler, Paulo Chaves Corrêa Filho, Sércio da Silva Peçanha, Ana Maria Amorim Rebouças, Paulo Maurício Ribeiro Pires e Maristela Íris da Silva Malheiros.

Também marcaram presença os ex-desembargadores Dárcio Guimarães de Andrade e Cleube de Freitas Pereira; o desembargador do TJMG Lauro Bracarense; a procuradora regional do trabalho Márcia Campos Duarte (representando o MPT-MG); os juízes Glauco Rodrigues Becho (presidente da Amatra) e Olívia Figueiredo Pinto Coelho; o advogado Léucio Honório de Almeida Leonardo (representando a OAB/MG); e o presidente da Associação dos Servidores do TRT-MG, Cassius Drummond. (Texto: Samuel Almeida/Fotos: Madson Morais)

Visualizações: