TRT e Cemig firmam convênio para monitoramento de consumo de energia do edifício-sede

publicado 05/12/2014 12:20, modificado 05/12/2014 14:20

O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região firmou com a Cemig e com a empresa Jota Monitoramento e Controle Ltda convênio para monitoramento de todo o sistema elétrico do Edifício-sede, com o objetivo de alcançar a melhor eficiência energética.

Foram instaladas medições apropriadas em muitos pontos estratégicos do prédio, permitindo vislumbrar a situação de consumo de energia, a todo momento, em 17 setores. Entre eles estão incluídos, com medição permanente, os 15 pavimentos, o Plenário e área comum.

Esses dados, obtidos através de um software desenvolvido pela empresa J Smart Grid, são disponibilizados a dois engenheiros do Tribunal, devidamente credenciados para acesso ao sistema.

O sistema permite um conhecimento aprofundado da situação energética do prédio observando em tempo real e através de diagramas a situação do consumo em cada instante. Pode ser feita a análise energética por setores, por uso final e por dia da semana, com a possibilidade de aferir o equilíbrio dos circuitos e o controle da demanda, com reflexos positivos no planejamento e nos custos, com as possibilidades de racionalização indicadas.

Mais do que a economia e segurança proporcionadas, representa uma importante contribuição ambiental.

Os primeiros resultados do monitoramento serão apresentados para os desembargadores e gestores no dia 12/12/14 às 15 horas no Plenarinho, 8º andar do Edifício-sede, com transmissão online .

Visualizações: