Windows - Apagar certificados duplicados
Caso você tenha substituído seu token ou cartão por um outro, pode ser que haja certificados duplicados em seu sistema. Na maior parte das vezes, isso não é um problema. No entanto, no caso específico do PJE, essa situação impede a autenticação do usuário. Para corrigir isso, siga as instruções abaixo:
- Remova todos seus cartões e/ou tokens do computador
- Pressione simultaneamente as teclas “Windows” e “R” no seu teclado, como ilustrado abaixo
- Surgirá uma janela. No campo “Abrir” (item 1), digite “certmgr.msc” e clique em “OK” (item 2).
- Surgirá uma janela semelhante a esta abaixo solicitando autorização para que alterações sejam feitas no computador. Clique em “Sim”
- Na janela do “Gerenciador de Certificados”, clique na seta ao lado da pasta “Pessoal”, conforme assinalado abaixo (item 1)
- A pasta “Pessoal” se desdobrará. Clique na subasta “Certificados”.
- Do lado direito, os certificados presentes no computador serão exibidos. Selecione aquele que deseja apagar e, no menu de contexto, clique em “Excluir”.
Note que esta exclusão de certificados em nada altera os dados de seu cartão ou token, apenas os dados no computador são eliminados.
- Na janela seguinte, confirme a exclusão clicando em “Sim”
Secretaria de Suporte e Atendimento - Gabinete de Apoio