Você está aqui:

Espírito solidário: confira o balanço de ações sociais do TRT-MG no final de 2025

publicado: 14/01/2026 às 14h19 | modificado: 14/01/2026 às 15h44

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

Ao longo de 2025, o TRT-MG promoveu ações sociais que arrecadaram cerca de 1,5 tonelada de alimentos não perecíveis, 4,4 mil lápis de cor e presentes de Natal, beneficiando milhares de pessoas. As iniciativas envolveram campanhas institucionais e parcerias voltadas à promoção do trabalho decente e à proteção de crianças em situação de vulnerabilidade.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Ao final de 2025, o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) arrecadou cerca de 1,5 tonelada de alimentos não perecíveis e aproximadamente 4 mil lápis de cor, além de ter contribuído para a arrecadação de presentes de Natal, por meio de ações sociais desenvolvidas no âmbito de seus programas institucionais, em parceria com diversas entidades.

Caminhada solidária

A arrecadação de alimentos ocorreu em decorrência da realização da 3ª Caminhada pelo Trabalho Decente e Saúde, realizada em 14 de dezembro. Na ocasião, os 1.883 participantes inscritos doaram cerca de 1,5 tonelada de alimentos não perecíveis.

A atividade é uma iniciativa que integra os quatro programas do TRT-MG ligados à defesa do trabalho decente: Trabalho Seguro; Equidade de Gênero, Raça e Diversidade; Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e Proteção ao Trabalho do Migrante; e Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem.

Arrecadação de alimentos não perecíveis

Campanha Natal Colorido

Entre os meses de novembro e dezembro de 2025, o Tribunal também promoveu a campanha Natal Colorido, que resultou na arrecadação de 4.400 lápis de cor, destinados a cerca de 2.500 crianças, além da doação de seis kits completos do livro infantojuvenil "Diário de Pilar". Seis escolas estaduais da região de Belo Horizonte foram beneficiadas:

  • Escola Estadual Efigênio Sales
  • Escola Estadual Professor Leon Renault
  • Escola Estadual Ondina Amaral Brandão
  • Escola Estadual José Mendes Corrêa
  • Escola Estadual Rose Haas Klabin
  • Escola Estadual Barão de Macaúbas

-

A iniciativa foi organizada pelo Comitê Regional do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, com o apoio do Centro de Memória/Escola Judicial, da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 3ª Região (Amatra3), da Ordem dos Advogados (OAB), da Associação Mineira da Advocacia Trabalhista (Amat), do Ministério Público do Trabalho, da Associação dos Servidores do TRT 3ª Região (Asttter).

Papai Noel dos Correios

O TRT-MG também apoiou a 36ª edição da Campanha Papai Noel dos Correios, contribuindo para a divulgação da iniciativa ao disponibilizar cinco unidades da Justiça do Trabalho na capital mineira como pontos de apoio. Nesses locais, magistrados, servidores, estagiários, colaboradores e a comunidade em geral “adotaram” centenas de cartinhas escritas por crianças em situação de vulnerabilidade social de até 10 anos, crianças com deficiência de qualquer idade e alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública.

-

 

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br