Boletim 2

Resolução CSJT n. 325/2022 - Inovação no TCU - Processos críticos - Acessibilidade de documentos - Novos formulários da SEGE

Inove-se. Secretaria de Gestão Estratégica. Segunda edição, julho de 2022.

-

Adequações à Resolução CSJT 325/2022

Nos termos do Ofício-Circular GP n. 11/2022, o presidente do Tribunal, Dr. Ricardo Antônio Mohallem, nomeou 3 (três) servidores da SEGE para elaborar propostas de minutas com as adequações necessárias para implementar, no TRT/MG, a Resolução CSJT n. 325/2022, que institui a Política de Governança dos Colegiados Temáticos da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus e próprio Conselho. Entre as mudanças, destacam-se as seguintes:

  • a alteração de nomenclatura ou de espécie de alguns colegiados temáticos (comissões, comitês, subcomitês e grupos de trabalho);
  • a substituição das secretarias executivas pelas chamadas Unidades de Apoio Executivo (UAEs);
  • a obrigatoriedade de informar a periodicidade das reuniões ordinárias;
  • a alteração de “suplente do coordenador” para “vice-coordenador”.

As adequações já foram iniciadas e contam com o suporte das Seções de Legislação e de Normalização, unidades integrantes da Secretaria de Documentação (SEDOC). A estimativa é de que as primeiras publicações saiam em breve. Acompanhe o Informativo de Legislação e fique por dentro!

Inovação no TCU

-O Tribunal de Contas da União (TCU) agrupou ferramentas que orientam o desenvolvimento de um projeto caracterizado pela adoção do design. Trata-se de um toolkit (conjunto de ferramentas que auxilia profissionais de diversas áreas a anteciparem-se às tendências) separado de acordo com as fases para aplicação do design thinking: empatia, (re)definição, ideação, prototipagem e teste. Consulte o site da Corte de Contas e saiba mais!

Design thinking é um método para estimular a criatividade e a apresentação de ideias inovadoras ao abordar situações de conflito, a fim de propor soluções com base em empatia e análises adaptadas ao contexto.

Processos críticos

Conheça os processos críticos selecionados para o biênio 2022-2023. Após a primeira rodada de aplicação de metodologia para definir os processos críticos do Tribunal, 16 processos de trabalho foram destacados, de acordo com a seguinte divisão:

  • processos finalísticos (primeira e segunda instâncias); e
  • processos de suporte e gestão.

Acessibilidade de documentos

Para promover acesso indiscriminado ao meio digital, considerando diferenças entre usuários, tecnologias e contextos de uso, a SEGE disponibilizou versões acessíveis de vários documentos por ela produzidos. Veja algumas iniciativas nesse sentido:

  • publicação de versão texto dos diagramas complexos, como o da Cadeia de Valor do Tribunal e todas as Arquiteturas de Processos;
  • edição, também em formato acessível, do Boletim “Inove-se!”.

Além disso, o Escritório de Processos de Trabalho (EPT) elaborou um Procedimento Operacional Padrão (POP), para auxiliar as áreas a disponibilizarem seus formulários de forma acessível.

Novos formulários da Secretaria de Gestão Estratégica

Propostas de criação, alteração e extinção de colegiados temáticos poderão, a partir de agora, ser enviadas para análise e parecer da SEGE por meio de formulários eletrônicos acessíveis. Trata-se de resultado da simplificação dos procedimentos contidos no art. 26 da Resolução GP n. 148/2020, que institui a Política de Governança dos Colegiados Temáticos do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região.

Divisão de Planejamento e Inovação gestaoestrategica [arroba] trt3.jus.br