Boletim 3

Prêmio CNJ de Qualidade - "Inova TST" é inaugurado - Revisão da Cadeia de Valor do Tribunal

Inove-se. Secretaria de Gestão Estratégica. Terceira edição, agosto de 2022.

-

Prêmio CNJ de Qualidade 2022

O Prêmio CNJ de Qualidade foi criado em 2019, em substituição ao antigo Selo “Justiça em Números”. A premiação é dividida em quatro eixos principais: governança; produtividade; transparência; dados e tecnologia. Em cada segmento de justiça, os tribunais são classificados em três categorias: “Diamante”, “Ouro” e “Prata”. A instituição que mais se destaca entre todas as 90, atingindo a maior pontuação, é ainda congratulada com o “Prêmio Excelência”. Para acompanhar o cumprimento dos itens de avaliação, prestar consultoria às áreas envolvidas e promover a organização dos dados de forma mais eficiente, foi criado o Projeto Estratégico “Gestão Diamante". De 1º a 10 de setembro, as informações serão enviadas ao Conselho pelo Escritório de Projetos, Riscos e Governança Institucional (EPRGOV), que reunirá as respostas prestadas por órgãos e unidades do Tribunal, aos quais a Secretaria de Gestão Estratégica (SEGE) agradece o empenho dedicado para cumprimento dos requisitos exigidos na Portaria CNJ n. 170, de 20 de maio de 2022.

-Entre outros produtos, será entregue ao CNJ um relatório de gestão participativa, documento com as ações promovidas pelo Tribunal para a construção das Metas Nacionais que se aplicarão ao Judiciário Trabalhista em 2023.

"Inova TST" é inaugurado-

O TST inaugurou, em 17 de agosto, o "Inova TST", Laboratório de Inovação do Tribunal Superior. Trata-se de um espaço que tem por objetivo fomentar a cultura de inovação, criar soluções e apoiar o desenvolvimento de projetos para melhoria dos processos e serviços prestados. A secretária de Gestão Estratégica do TRT-MG, Patrícia Helena dos Reis, assistiu à inauguração, que ocorreu no encontro de gestores de Governança e Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho, evento realizado pelo CSJT na capital federal, em 16 e 17 de agosto de 2022. Acesse o site do "Inova TST"!

Revisão da Cadeia de Valor

Foi iniciada a revisão e a atualização da Cadeia de Valor do Tribunal, prevista na Resolução GP n. 61, de 8 de novembro de 2016. Para tanto, deve-se levar em conta a atualização de normativos e metodologias, bem como a implantação de novos sistemas informatizados, além do avanço no conhecimento institucional. Após a revisão, serão acrescentados à Cadeia de Valor os macroprodutos: saídas ou entregas produzidas em cada macroprocesso de trabalho. Desde o início de agosto, vários gestores foram convidados a verificar se seus processos de trabalho estão representados na Cadeia de Valor, para que possam indicar ao Escritório de Processos de Trabalho (EPT) a necessidade de alterações, acréscimos ou supressões de macroprocessos. Sugestões devem ser enviadas para o e-mail ept@trt3.jus.br.

-A Cadeia de Valor é um documento que retrata, de forma sintética, todos os macroprocessos de trabalho existentes, detalhados em etapas. Ela facilita a compreensão do funcionamento do Tribunal como um todo. Conheça a Cadeia de Valor do nosso Tribunal.

Divisão de Planejamento e Inovação gestaoestrategica [arroba] trt3.jus.br