Boletim 3
Prêmio CNJ de Qualidade 2022
O Prêmio CNJ de Qualidade foi criado em 2019, em substituição ao antigo Selo “Justiça em Números”. A premiação é dividida em quatro eixos principais: governança; produtividade; transparência; dados e tecnologia. Em cada segmento de justiça, os tribunais são classificados em três categorias: “Diamante”, “Ouro” e “Prata”. A instituição que mais se destaca entre todas as 90, atingindo a maior pontuação, é ainda congratulada com o “Prêmio Excelência”. Para acompanhar o cumprimento dos itens de avaliação, prestar consultoria às áreas envolvidas e promover a organização dos dados de forma mais eficiente, foi criado o Projeto Estratégico “Gestão Diamante". De 1º a 10 de setembro, as informações serão enviadas ao Conselho pelo Escritório de Projetos, Riscos e Governança Institucional (EPRGOV), que reunirá as respostas prestadas por órgãos e unidades do Tribunal, aos quais a Secretaria de Gestão Estratégica (SEGE) agradece o empenho dedicado para cumprimento dos requisitos exigidos na Portaria CNJ n. 170, de 20 de maio de 2022.
Entre outros produtos, será entregue ao CNJ um relatório de gestão participativa, documento com as ações promovidas pelo Tribunal para a construção das Metas Nacionais que se aplicarão ao Judiciário Trabalhista em 2023.
"Inova TST" é inaugurado
O TST inaugurou, em 17 de agosto, o "Inova TST", Laboratório de Inovação do Tribunal Superior. Trata-se de um espaço que tem por objetivo fomentar a cultura de inovação, criar soluções e apoiar o desenvolvimento de projetos para melhoria dos processos e serviços prestados. A secretária de Gestão Estratégica do TRT-MG, Patrícia Helena dos Reis, assistiu à inauguração, que ocorreu no encontro de gestores de Governança e Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho, evento realizado pelo CSJT na capital federal, em 16 e 17 de agosto de 2022. Acesse o site do "Inova TST"!
Revisão da Cadeia de Valor
Foi iniciada a revisão e a atualização da Cadeia de Valor do Tribunal, prevista na Resolução GP n. 61, de 8 de novembro de 2016. Para tanto, deve-se levar em conta a atualização de normativos e metodologias, bem como a implantação de novos sistemas informatizados, além do avanço no conhecimento institucional. Após a revisão, serão acrescentados à Cadeia de Valor os macroprodutos: saídas ou entregas produzidas em cada macroprocesso de trabalho. Desde o início de agosto, vários gestores foram convidados a verificar se seus processos de trabalho estão representados na Cadeia de Valor, para que possam indicar ao Escritório de Processos de Trabalho (EPT) a necessidade de alterações, acréscimos ou supressões de macroprocessos. Sugestões devem ser enviadas para o e-mail ept@trt3.jus.br.
A Cadeia de Valor é um documento que retrata, de forma sintética, todos os macroprocessos de trabalho existentes, detalhados em etapas. Ela facilita a compreensão do funcionamento do Tribunal como um todo. Conheça a Cadeia de Valor do nosso Tribunal.