Boletim 10
Página do LIODS
A página do Laboratório de Inovação do TRT3 já está disponível na Internet. Nela, é possível conhecer mais sobre quem somos e o que fazemos, além de obter informações sobre inovação no serviço público, abordagem Design Thinking, cursos e materiais sobre inovação e iniciativas inovadoras no Poder Judiciário. Faça uma visita!
Em breve vamos convidar você para nos ajudar a escolher um nome para o LIODS do TRT3. Aguarde!
Monitor do Trabalho Decente
Foi lançado pelo CSJT, em abril, o Monitor do Trabalho Decente (MTD). A ferramenta conta com a inteligência artificial (IA) para coletar nos processos da Justiça do Trabalho informações sobre trabalho infantil, assédio sexual, contratos de aprendizagem e trabalho análogo ao escravo. As informações são disponibilizadas em painéis de Business Inteligence (BI) que utilizam dados de sentenças, decisões e acórdãos proferidos por magistrados(as) a partir de 1º de junho de 2020. Servidores do TRT3 participaram ativamente dessa iniciativa, tanto especialistas nas áreas de tecnologia da informação quanto especialistas da área negocial.
Ferramentas de inovação: personas
Em um processo de inovação, personas são perfis criados para uma representação realista de usuários de um produto ou serviço, algo parecido com personagens. Com elas, busca-se descrever características e necessidades específicas de determinados usuários, a fim de auxiliar na identificação de transformações ou melhorias que poderão ser úteis para eles.
Uma citação
“Métodos de design podem trazer uma nova energia vital ao serviço público, ajudando-o a ouvir os cidadãos sobre suas experiências, a prototipar rápido e aprender fazendo, e a usar recursos visuais, bem como textuais. Tudo isso acelera o pulso da inovação e ajuda os governos a chegar a melhores soluções mais rapidamente."
Geoff Mulgan, diretor executivo, Nesta