Boletim 11

coLABore é o nome - Como apresentar uma demanda de inovação ao coLABore - Inova JT Summit 2023 - Startup Pauta Inteligente avança em primeiro lugar no Startups JT - Oficina Facil: formação de facilitadores em processos de inovação

Inove-se. coLABore - Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Décima primeira edição  julho de 2023.

-

coLABore é o nome

A partir de agora, o Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do TRT-MG tem um nome que foi democraticamente escolhido por servidores e magistrados em votação concluída às 10h do dia 17.07.2023: coLABore.

Por isso, nosso endereço de e-mail também mudou. É colabore@trt3.jus.br.

O nome coLABore reúne três referências: a colaboração, um dos princípios da gestão da inovação no Judiciário; o laboratório, espaço de geração de ideias, experimentação e descobertas; e o labor, o trabalho, o elemento central da atuação do nosso Tribunal.

Magistrados, servidores, estagiários e trabalhadores terceirizados ficam convidados a participar das atividades do laboratório.

Conheça a página do coLABore e saiba mais sobre suas atribuições.

Como apresentar uma demanda de inovação ao coLABore-

O coLABore vai receber, periodicamente, demandas de inovação, isto é, relatos de problemas ou desafios relativos à prestação de serviços no Tribunal, que podem ser apresentados por servidores, magistrados, estagiários, trabalhadores terceirizados e unidades representadas no organograma do Tribunal. O formulário para apresentação das demandas ficará disponível na página do coLABore na Internet. Nele você encontra mais informações úteis sobre como formular uma demanda ao laboratório e como ela será conduzida. Uma dessas informações é o trabalho do laboratório sempre em parceria com o demandante e as unidades envolvidas no problema, às quais cumpre a decisão de dar continuidade ou não a uma demanda de inovação, por serem elas partes indispensáveis da solução. 

Inova JT Summit 2023

Post its coloridos colados em canvas sobre a paredeO primeiro Inova JT Summit 2023 aconteceu em Florianópolis, por iniciativa do TRT da 12ª Região, nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2023. O objetivo do evento foi reunir magistrados e servidores responsáveis pelos laboratórios de inovação dos órgãos da Justiça do Trabalho, bem como os responsáveis pelas áreas de Governança e Gestão Estratégica, para discutir e explorar desafios e oportunidades de colaboração em projetos e práticas de inovação e voltados à agenda 2030, de maneira alinhada com o planejamento estratégico institucional e da Justiça do Trabalho. O coLABore marcou presença. Saiba qual foi a programação do Inova JT Summit 2023.

Foto de encerramento do Inova Summit JT com os participantes juntos

Startup Pauta Inteligente avança em primeiro lugar no Startups JT

Logo da startup Pauta Inteligente, formada pelas letras i e p ligadas, na cor cinza, com o pingo do i em verdeA startup mineira Pauta Inteligente foi selecionada em primeiro lugar para seguir para a fase de desenvolvimento de soluções do Programa Startups JT do CSJT.

Ao longo da segunda fase do programa, a proposta foi definida, a partir da metodologia Lean Inception, como um sistema de agendamento e controle de pauta de audiências que auxilia na gestão da pauta e na escolha da melhor data e do melhor horário para agendamento de uma audiência, a partir da análise de critérios definidos pelo usuário.

Agora, a metodologia Scrum será utilizada para que as várias funcionalidades da solução, como visualização de pauta semanal e busca de vaga para agendamento de audiência, sejam construídas pela equipe técnica de tecnologia da informação em conjunto com a equipe da startup. 

Oficina Facil - formação de facilitadores em processos de inovação

Nos dias 21 e 22 de junho de 2023, servidores e magistrados do TRT da 3ª Região participaram da Oficinal Facil - formação de facilitadores de processos de

inovação, ministrada pela WeGov. A facilitação foi apresentada como uma nova forma de trabalho, fundada em decisões participativas, aplicável para treinamento ou transmissão de conteúdo, tomada de decisão, resolução de um conflito e processo criativo. Cada sessão de facilitação é um arco de interação entre seus participantes, que se inicia com a preparação do grupo, segue para a sustentação da sessão e se conclui com a aterrissagem, quando se chega ao ponto de destino, objetivo da sessão. Entre os assuntos tratados estiveram a importância do planejamento da facilitação, as habilidades da pessoa facilitadora e os princípios da facilitação, que são: participação total, entendimento mútuo, soluções inclusivas e responsabilidade compartilhada. Assista à matéria produzida pela TV TRT-MG sobre a Oficina Facil.

Arco da sessão de facilitação, formado por três arcos menores, de preparar, sustentar e aterrissar.

 

Divisão de Planejamento e Inovação gestaoestrategica [arroba] trt3.jus.br