Boletim 13
Demanda de inovação atendida: cadastros de servidores no PJe 1º grau e na rede
O coLABore recebeu demanda de Maria da Consolação Coelho Teixeira, Diretora da Secretaria da 2ª Vara do Trabalho de Itabira, a respeito dos cadastros de novos servidores em sistemas utilizados no Tribunal. O problema trazido pela demandante foi: como viabilizar que o servidor novo entre em exercício já devidamente cadastrado nos sistemas básicos, como PJe e rede, e esteja assim apto a trabalhar neles sem que o gestor da unidade precise solicitar o cadastramento? O Escritório de Processos de Trabalho foi convidado a auxiliar na análise da demanda, uma vez que mudanças no modo como os cadastros são realizados implicariam alterações nos processos de trabalho das unidades envolvidas.
A solução foi encontrada com a colaboração da Divisão de Concursos Públicos, da Diretoria Judiciária, da Escola Judicial, da Secretaria de PJe, e-Gestão e Tabelas Unificadas, da Secretaria de Suporte e Atendimento, da Seção de Assentamentos Funcionais e do Núcleo de Movimentação de Servidores. Em reunião, inicialmente foram esclarecidas questões relativas às normas e rotinas para os cadastros de servidores nos sistemas, como a necessidade de o provimento do cargo ocorrer antes dos cadastros e do curso de integração. A seguir, estabeleceu-se um fluxo de tarefas, a ser observado pelas unidades acima referidas, que possibilitará o cadastramento de novos servidores no PJe 1º grau e na rede sem necessidade de solicitação pelo gestor da unidade de lotação. O novo processo de cadastro será testado na próxima posse de servidores (setembro/2023).
O coLABore agradece à demandante pela confiança e a todas as unidades que se reuniram para buscar atender a necessidade dos usuários internos.
coLABore na Semana do Servidor
Temos um encontro marcado no dia 5 de outubro, das 9h às 12h, na Semana do Servidor de 2023. O coLABore preparou a programação “Inovação: cultura, comportamento e experimentação”. A primeira atividade será uma palestra com Rodrigo Narcizo, primeiro coordenador do Laboratório de Inovação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) - Lab InovANAC e um dos idealizadores e fundadores da rede Conexão Inovação Pública RJ. O tema será: “Despertando a Transformação: Cultura da Inovação no Setor Público”. Na segunda parte do programa, o coordenador de inovação da Fundação João Pinheiro, Giovanni Batista Andrade Resende, falará sobre ciência comportamental aplicada às políticas públicas e seu potencial para gerar o engajamento das pessoas na adoção de comportamentos desejáveis. Serão compartilhadas, ainda, experiências e realizações da Seção de Sustentabilidade e Inclusão do TRT-MG, do UAILab, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e do coLABore. A programação completa da Semana do Servidor de 2023 será divulgada em breve. Esperamos vocês!
Ferramentas de inovação: jornada do usuário
A jornada do usuário é a descrição das atividades que o usuário precisa realizar para acessar um produto ou serviço. É uma ferramenta para se conhecer as principais dificuldades e necessidades do usuário, em um contexto específico, a fim de buscar melhorias ou mudanças radicais na forma como um serviço é prestado ou um produto é fornecido. Com essa ferramenta, em vez de se trabalhar com suposições sobre como deve ser a rotina do usuário na sua relação com determinado produto ou serviço, o usuário é procurado para que ele mesmo informe o que faz e como faz, por meio de entrevistas e observações diretas das suas ações. Esse é um dos modos para se garantir o foco no usuário, um dos princípios da gestão da inovação.