Boletim 9
TRT3 no Startups JT
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho lançou, no dia 7 de março, o Programa Startups JT. Nele, magistrados e servidores dos TRTs, do TST e do CSJT podem montar equipes (startups) de 3 a 5 pessoas, para inscrever propostas de inovação e automação, com foco na melhoria do trabalho de todos os envolvidos na atividade judiciária. O CSJT será o investidor das startups selecionadas em todas as frentes como capacitação, técnica, infraestrutura, negocial e jurídica.
As inscrições para a primeira rodada do programa estiveram abertas de 9 a 24 de março de 2023. Estão previstas novas rodadas a cada 6 meses. Em cada rodada, serão pré-selecionadas 20 startups, selecionando-se, em uma segunda etapa, 10 delas.
O TRT da 3ª Região foi o órgão da Justiça do Trabalho com a maior participação de magistrados e servidores nesta rodada, contando com 28 magistrados e servidores membros de startups inscritas. Entre as 20 startups selecionadas para a segunda fase, 3 tem integrantes do TRT da 3ª Região: Execute PJE, Pauta Inteligente e AMin. É possível conhecer estas e outras propostas na página do programa Startups JT, e votar nas startups de sua preferência, o que será considerado pela organização em futuras decisões.
O Laboratório de Inovação felicita todas as startups formadas por magistrados e servidores do nosso Tribunal, reconhecendo a participação rica e expressiva que partiu do Regional mineiro!
Oficina de inovação
A Oficina “Inovação, Pensamento Criativo, Metodologias e Laboratório de Inovação” aconteceu de 27 a 29 de março, e foi ministrada por Gustavo Ibarra, secretário de Governança e Gestão Estratégica, e Cláudio Okada, facilitador do Laboratório de Inovação, ambos do TRT da 12ª Região.
Foram apresentadas abordagens e ferramentas para a inovação, como o Design Thinking e o Design Sprint, além de conceitos sobre inovação e criatividade, a partir de princípios como promoção da cultura de inovação, foco no usuário e colaboração. Os participantes colocaram a “mão na massa” aplicando ferramentas a fim de desenvolver propostas de solução para problemas do cotidiano da Justiça do Trabalho, indicados durante a oficina.
Vinte e um servidores, de diferentes unidades, participaram do evento. Mais detalhes em notícia na Intranet sobre oficina de inovação.
Design UaiCon
Entre os dias 10 a 12 de abril, foi realizado o Design UaiCon em 3 dias, uma prática de imersão, ideação e teste baseada em Design Thinking. Especialistas em conciliação trabalhista se reuniram com profissionais de tecnologia da informação, todos do Tribunal, para a prototipação de uma solução tecnológica destinada a aprimorar a escolha de processos candidatos a pauta de conciliação. A iniciativa foi promovida pelo Laboratório de Inovação e pelo Núcleo de Ciência de Dados e Inovação.
Modelos de inteligência artificial foram treinados e testados, a partir de bases de dados de processos judiciais em trâmite no nosso Regional, já solucionados e pendentes, e se concluiu que o índice de conciliabilidade iCia, calculado em protótipo, é viável, podendo ser utilizado para auxiliar no trabalho de triagem de processos para conciliação. O iCia é um número percentual indicativo do potencial de acordo. Este primeiro protótipo utilizou modelo treinado com 167 features, além de exibir os dados de processos juntamente com o iCia em um painel Power BI, permitindo a seleção de processos a partir do nível iCia desejado, além de outros gráficos relacionados ao assunto Conciliação.
Representando a área de negócios, participaram a Exma. Juíza Hadma Christina Murta Campos; a servidora Gabriela Moraes Lopes, da Secretaria de Apoio Judiciário; o servidor Felipe Bazzoni Franco, do CEJUSC 1; e a servidora Angela de Almeida José Drumond, do CEJUSC 2.