Boletim 20

Lançamento da Pauta Inteligente no PJe - coLABore participa do Convergência 2024 e é premiado com mentoria do LA-BORA! gov - Oficina “A inovação tá on” acontece em Curvelo

Inove-se. coLABore - Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Vigésima edição. Abril de 2024.

-

Lançamento da Pauta Inteligente no PJe

Logo da Pauta Inteligente, com fundo na cor preta e um símbolo formado pelas letras i e p unidas, na cor cinza, com o pingo do i na cor verde. Abaixo do símbolo, a palavra "pauta" está em verde e a palavra "inteligente" está em cinza. A solução Pauta Inteligente está disponível no PJe desde o dia 22 de abril. Com ela, é possível contar com mais recursos para gerir a pauta de audiências, como a visualização semanal da pauta e filtros que permitem visualizar tipos específicos de audiência que estão agendadas para a semana, como audiências de instrução. Além disso, ela apresenta a função de buscar horários vagos na pauta conforme o período selecionado pelo usuário. 

A pauta antiga continua disponível, mas o convite é para que os usuários experimentem a Pauta Inteligente para descobrir como seu trabalho com a pauta de audiências pode ser mais rápido e fácil, sendo possível avaliar o sistema e dar sugestões de melhorias. 

Para mais informações, acesse o panfleto de divulgação da Pauta Inteligente

coLABore participa do Convergência 2024 e é premiado com mentoria do LA-BORA! gov

As chefes da Divisão de Planejamento e Inovação e do coLABore – Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do TRT-MG estiverem em São Luís, no Maranhão, para participar do Convergência 2024, segunda edição de um dos maiores eventos de inovação no setor público no Brasil. Christiane Künzi e Priscila La Gatta participaram de palestras e oficinas ao longo dos dias 1º a 3 de abril, com temas como linguagem simples, desafios públicos para inovação aberta, automação e inteligência artificial, Soft Skills (habilidades comportamentais), time volante e abordagens para inovação em governo. O coLABore destaca, nesta edição, dois desses temas: a inovação aberta e o time volante.

A inovação aberta é aquela em que algum órgão do poder público lança um desafio público para que atores da iniciativa privada possam apresentar possíveis soluções, na trilha da Lei Complementar nº 182/2021, que institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador. Dessa forma, as instituições públicas podem buscar soluções para os desafios de interesse público fora de seus muros, com aqueles que se apresentem com as melhores condições para criar e desenvolver essas soluções. Essa abordagem é adotada na plataforma Desafios, da ENAP.

O time volante é uma iniciativa do LA-BORA! gov, o laboratório de gestão inovadora no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Criada em 2020, junto do Free-LA!, a proposta do time volante tem por fim “driblar a burocracia, simplificar e escalar as possibilidades de trabalho para as servidoras e servidores, além de oxigenar ideias no Serviço Público e aumentar a diversidade do time”. Servidoras e servidores com diferentes lotações no serviço público podem se inscrever para serem acionados pelo LA-BORA! gov para projetos específicos nos quais tenham interesse em atuar, sem alteração de seu vínculo com o órgão de origem ou de sua lotação. Com esse programa, o LA-BORA! gov ganhou o 25º Concurso de Inovação no Setor Público – Enap, ficando em 3º lugar na categoria de "Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo federal" (em primeiro lugar ficou o Pix, do Banco Central do Brasil, e em segundo ficou o Conecta gov.br, do Ministério da Economia). Visite a página dos programas Free-LA! e time volante e saiba mais.

A chefe do coLABore participou da oficina “Vire o jogo: supere os desafios e crie seu próprio time volante”, ministrada no Convergência 2024 pelo LA-BORA! gov, e fez parte da equipe que venceu um jogo sobre desafios e soluções no trabalho com time volante, conquistando para o coLABore uma mentoria gratuita com o LA-BORA gov nessa área. Assim, o coLABore produzirá conhecimento sobre como o uso de time volante poderá trazer benefícios no contexto dos serviços prestados pelo TRT-MG.

Oficina “A inovação tá on” acontece em Curvelo

Cultivar uma mentalidade curiosa e aberta ao novo, em busca de diferentes perspectivas, abordagens e ferramentas, desenvolvendo habilidades e atitudes para a prática da inovação. Construir e testar soluções em políticas e serviços públicos. É essa jornada que o coLABore quer incentivar com a série de oficinas “A inovação tá on”, que acontece pelo interior do estado de Minas Gerais e já começou.
A primeira oficina foi realizada em Curvelo no dia 26 de abril, com participantes das Varas de Curvelo, Diamantina e Sete Lagoas (incluído o Foro). Em sua programação estão a inovação no Poder Judiciário, conceitos e tipos de inovação, competências e metodologias para a inovação, entre outros assuntos, além de atividades "mão na massa" em que os participantes podem experimentar algumas ferramentas úteis para a compreensão de desafios e a busca de soluções. O desafio escolhido pelos participantes para a aplicação das ferramentas, após o levantamento de diversos desafios, foi: "Como podemos tornar o IGEST diário mais compreensível para Diretores de Varas do Trabalho para que eles consigam localizar as informações relevantes que estão presentes nele para utilizá-las com o fim de melhorar os resultados das unidades no IGEST?" Mais quatro oficinas estão previstas para acontecer no interior do estado ainda esse ano. 
Alguns dos participantes da oficina, sentados em cadeiras e realizando atividade prática escrevendo em post-its.
Participantes da oficina posam para a foto. São dez mulheres e um homem em torno de uma mesa de reunião, sorrindo, e cartazes colados nas paredes com post-its coloridos.
Divisão de Planejamento e Inovação gestaoestrategica [arroba] trt3.jus.br