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Envio de Petição

Como acessar a página de envio de petições

1. Conectar seu certificado digital.


2. Clicar na sessão Acessar do Portal do SPE.
3. Clicar no link Acessar o Sistema.
Clicar no link Acessar o Sistema
4. Informar a senha do certificado digital (PIN).
Informar a senha do certificado digital (PIN).
5. Acessar no menu Enviar Petição.
Acessar no menu Enviar Petição.

Cadastro de nova petição

Informações da petição

1. Selecionar a Instância.
Selecionar a Instância.
2. Selecionar o Tipo de Numeração.
Selecionar o Tipo de Numeração.
3. Digitar todos os campos do Número do processo.
4. Clicar no botão Pesquisar.
Clicar no botão Pesquisar. 

AtençãoObservar se o processo foi encontrado, conforme imagem abaixo.


 Observar se o processo foi encontrado, conforme imagem abaixo.

InformaçãoAo clicar no link consulta processual, será aberta nova página com a consulta processual do processo informado.

  • Selecionar o Tipo de petição.

 Selecionar o Tipo de petição.

Escolha na caixa de seleção o tipo d a petição

AtençãoATENÇÃO!! Processos da 2a Instância que tiveram os autos digitalizados após interposição de Recurso de Revista pelo SPE.

  • Apenas algus tipos de petição são permitidos, conforme figura ao lado.
  • Para petições diversas, utilizar Requerimento.
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Informar as partes

AtençãoATENÇÃO!! Os passos descritos neste item, ou seja, os passos para informar as partes, somente estarão disponíveis quando a petição é uma Petição Especial.

InformaçãoPetição Especial é aquela cujo tipo está elencado no art. 14 da Resolução Conjunta TRT3/GP/1ªVP/CR/DJ N. 1, de 9 de dezembro de 2013
Exemplos: 'Recurso de Revista', 'Recurso de Revista Adesivo', 'Agravo de Instrumento em Recurso de Revista', entre outros.

  • Clicar na aba Partes.
    Clicar na aba Partes.
  • Escolher o tipo de autor da petição.
    Escolher o tipo de autor da petição.

 

O autor é uma parte

Se o autor é uma parte do processo:

  • Selecionar qual é a parte.

 Selecionar qual é a parte.

O autor é um interessado

Se o autor é um interessado do processo:

  • Informar o nome do interessado no campo Requerente.
  • Clicar no botão Salvar.

 Informar o nome do interessado no campo Requerente. Clicar no botão Salvar.

Petição e anexos

  • Clicar na aba Petição e Anexos.

Clicar na aba Petição e Anexos.

  • Clicar no botão Incluir a petição.

Clicar no botão Incluir a petição.

  • Escolher em seu computador o documento PDF da petição que deseja enviar.

Escolher em seu computador o documento PDF da petição que deseja enviar.

  • Aguardar o carregamento do documento PDF.

Aguardar o carregamento do documento PDF.

 

InformaçãoO documento PDF da petição aparecerá dentro da área da petição.


 O documento PDF da petição aparecerá dentro da área da petição.

Se precisar alterar (trocar) o documento PDF, clique no ícone . Botão Lixeira
Se precisar conferir o documento enviado (download), clique no link do nome do documento.


Caso seja preciso incluir anexos:

  • Clicar no botão Incluir anexo da petição.

Clicar no botão Incluir anexo da petição.

  • Escolher em seu computador o documento PDF do anexo que deseja enviar.

Clicar no botão Incluir anexo da petição.

  • Aguardar o carregamento do documento PDF.

Aguardar o carregamento do documento PDF.

 

AtençãoO sistema permite incluir um único documento para a petição e vários anexos (respeitados os limites de páginas e tamanho).
 O sistema permite incluir um único documento para a petição e vários anexos (respeitados os limites de páginas e tamanho).

A imagem acima mostra:

  • A - Soma total das páginas de todos os documentos;
  • B - Soma total do tamanho de todos os documentos;
  • C - Botão para excluir/retirar o documento enviado;
  • D - Nome do documento enviado com link para baixá-lo (download);
  • E - Tamanho do documento enviado; e
  • F - Número de páginas do documento enviado.

Finalização

  • Clicar na aba Finalização.

Clicar na aba Finalização.

  • Clicar no botão Assinar Digitalmente.

Clicar no botão Assinar Digitalmente.

 

Será aberta a janela com título "Iniciando a aplicação....".

  • Aguarde.

 Será aberta a janela com título "Iniciando a aplicação....".

Será aberta a janela perguntando "Deseja executar esta aplicação?".

  • Clicar no botão Executar.

 anela perguntando "Deseja executar esta aplicação?".

Se não quiser mais ver esta janela, basta marcar a opção "Não mostrar novamente para aplicações do editor e local acima".

Será aberta a janela do Assinador.

  • Escolher o Certificado.
  • Clicar no botão Assinar.

 Escolher o Certificado. Clicar no botão Assinar.

AtençãoATENÇÃO! Qualquer clique fora da janela do Assinador, fará com que ele seja fechado
ATENÇÃO! A perda do foco da janela do Assinador, fará com que ele seja fechado.

Será aberta a janela solicitando o PIN (senha) do seu certificado digital.

  • Digitar a sua senha.
  • Clicar no botão OK.

Janela solicitando o PIN (senha) do seu certificado digital

  • Aguarde.

Aguarde...

Ao final, será mostrada a mensagem de documento(s) assinado(s).

  • Clicar no botão OK.

 Mensagem de documento(s) assinado(s).

Na página do SPE.

  • Clicar no botão OK.

Na página do SPE.  Clicar no botão OK.

  • Clicar no botão Enviar Petição.

 Clicar no botão Enviar Petição.

Será mostrada uma janela de confirmação, conforme exemplo abaixo.

  • Conferir se as informações estão corretas.
  • Clicar no botão Corrigir se os dados informados não estiverem corretos.
  • Clicar no botão Confirmar se os dados informados estiverem corretos.

Janela de confirmação 

Correção dos dados informados

  • Clicar no botão Corrigir se os dados informados não estiverem corretos.

 Clicar no botão Corrigir se os dados informados não estiverem corretos.

  • Fazer as correções necessárias.
  • Clicar novamente na aba Finalização.

Clicar novamente na aba Finalização.

Confirmação de envio

  • Clicar no botão Confirmar se os dados informados estiverem corretos.

Clicar no botão Confirmar se os dados informados estiverem corretos.

  • Aguardar até o fim do processamento.

Será mostrada uma página exibindo as informações da petição enviada com um link para ver/salvar o recibo.
Será mostrada uma página exibindo as informações da petição enviada com um link para ver/salvar o recibo.

Esta página poderá ser acessada novamente a qualquer momento utilizando a opção Consultar do menu principal. Para maiores informações, por favor, acessar o tutorial Consultar Petições Enviadas.

Secretaria de Recursos e Atendimento secre [arroba] trt3.jus.br