Metodologia BSC

publicado 25/04/2017 11:08, modificado 11/01/2022 17:39

Metodologia Balanced Scorecard - BSC

O BSC, Balanced Scorecard, é uma metodologia que traduz a missão e a estratégia da organização em objetivos (desafios que a organização elege) estruturados em uma relação de causa e efeito, aliados a um conjunto de indicadores de desempenho, que têm a função de monitorar o desempenho dos objetivos. Estes, no caso específico do tribunal, foram divididos em três perspectivas: Sociedade - Processos Internos - Aprendizado e Crescimento.

Essa metodologia também comunica a Missão – razão de ser da instituição – a Visão – o que a organização pretende ser no futuro – assim como os Valores – estes últimos definidos como os preceitos essenciais norteadores do comportamento dos que trabalham na instituição. Esses três componentes definem a identidade da organização.

Além de expor a identidade da Instituição (Missão, Visão e Valores), o BSC promove o alinhamento dos objetivos estratégicos com os indicadores de desempenho, as metas (representações quantitativas dos indicadores em um ponto específico no futuro) e as iniciativas estratégicas, os grandes consolidadores dos planos estratégicos, que garantem a execução da estratégia.

Com o BSC, é possível gerenciar a estratégia de forma integrada e garantir que os esforços da organização estejam alinhados, assegurando, dessa forma, o cumprimento da missão e o alcance da visão de futuro almejada.

Seção de Planejamento e Estatística gestaoestrategica [arroba] trt3.jus.br