Plano de ação para Comissão de Inteligência
Demanda de inovação
A Secretaria de Uniformização de Jurisprudência, Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas (SEJPAC), que é a Unidade de Apoio Executivo da Comissão de Inteligência do TRT da 3ª Região, apresentou ao coLABore um desafio relativo à elaboração de estratégias de enfrentamento a demandas repetitivas ou de massa e de grandes litigantes, matéria que está entre as atribuições da Comissão de Inteligência, a qual seria pouco conhecida pelo público interno do Tribunal.
Oficina de cocriação
O coLABore planejou e facilitou uma oficina presencial de cocriação, que contou com uma equipe multidisciplinar formada por servidoras e servidores da SEJPAC, da Secretaria de Apoio Judiciário (SEAJ), do Gabinete da Desembargadora Paula Oliveira Cantelli, do Gabinete do Desembargador César Pereira da Silva Machado Júnior e da Secretaria de Comunicação. O Desembargador José Nilton Ferreira Pandelot também contribuiu, de forma assíncrona.
Na primeira etapa da oficina, os participantes se aprofundaram no desafio, para defini-lo com a maior clareza possível. O desafio foi, então, redefinido pela equipe nos seguintes termos, com o uso da ferramenta "Como podemos?":
- Como podemos fomentar, junto ao público-alvo interno, a indicação de temas e processos para fins de instauração de incidentes de resolução de demandas repetitivas?
Resultados
O resultado da oficina foi a geração de mais de quarenta possibilidades de iniciativas, em áreas como comunicação/eventos, obtenção de dados, formulários de consulta ao público interno, ferramentas de tecnologia da informação e experimentação. A partir desse resultado, a SEJPAC iniciou a elaboração de um plano de ação que inclui parte dessas possibilidades.