O que é consumo consciente?

publicado 03/06/2018 09:51, modificado 03/06/2018 09:51

-Consumir envolve um processo de seis etapas que, normalmente, realizamos de modo automático e, muitas vezes, impulsivo. Associamos consumo a compras, o que está correto, mas, incompleto.
A compra é apenas uma etapa do consumo. Antes dela, temos de decidir o que consumir, por que consumir, como consumir e de quem consumir. Depois de refletir a respeito desses pontos‚ é que partimos para a compra. E, após a compra, existe o uso e o descarte do que foi adquirido.

O consumo é algo muito importante e que provoca diversos impactos. Primeiro, em nós mesmos, já que temos que arcar com as despesas do consumo e que nos beneficiamos do bem-estar derivado dele. Depois, o impacto na economia, porque, ao adquirirmos algo, movimentamos a máquina de produção e distribuição, ativando a economia. Também afeta a sociedade, porque é dentro dela que ocorrem a produção, as trocas e as transformações provocadas pelo consumo. E, por fim, o impacto sobre a natureza, que nos fornece as matérias-primas para a produção de tudo o que consumimos.

O consumo é um dos nossos grandes instrumentos de bem-estar, mas precisamos aprender a produzir e consumir os bens e serviços de uma maneira diferente da atual. É que o modelo de produção e consumo hoje utilizado contribuiu para aprofundar alguns aspectos da desigualdade social e do desequilíbrio ambiental. Mas as coisas não precisam ser assim e existe um enorme potencial para que o consumo, que nos trouxe a essa situação, nos tire dela. Vamos ver como?
Consumo consciente.

Você pode usar suas escolhas de consumo para ajudar a construir um mundo social e ambientalmente melhor. O caminho passa pela adoção da prática do consumo consciente. E o que é consumo consciente? É consumir levando-se em consideração os impactos provocados pelo consumo. Explicando melhor: o consumidor pode, por meio de suas escolhas, buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos dos seus atos de consumo e, dessa forma, contribuir com seu poder de consumo para a construção de um mundo melhor.
Isso é consumo consciente. Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado para a sustentabilidade.

O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. O consumidor consciente reflete a respeito de seus atos de consumo e de como eles irão repercutir não só em si mesmo, mas também nas relações sociais, na economia e na natureza. O consumidor consciente também busca disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos de consumo realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações.

O consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples. Tais gestos devem levar em conta os impactos da compra, do uso e descarte de recursos naturais – como a água – e de diversos produtos ou serviços, e da escolha das empresas das quais comprar, em função de sua responsabilidade sócio-ambiental. Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.

-Praticar o consumo consciente demonstra liberdade de escolha e o domínio da própria existência.
É uma tomada de posição clara, democrática e ética.
O consumo consciente fatalmente irá gerar uma reflexão, que desencadeará estímulos e contagiará positivamente as empresas e seus funcionários, sua família, colegas e amigos, os quais, diante
do exemplo, serão impelidos a refletir sobre os próprios atos de consumo.

 

O que é consumir consciente?

  • É consumir diferente: tendo no consumo  um instrumento de bem- estar e não um fim em si mesmo.
  • É consumir solidariamente: buscando os impactos positivos do consumo para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente.
  • É consumir sustentavelmente: deixando um mundo melhor para as próximas gerações.


Referência: Instituto Akatu para o Consumo Consciente