Ações de 2026

Janeiro

Dia 26

Anunciado o movimento Caixas do Bem. Elas estão disponíveis, durante todo o ano de 2026, nas portarias dos edifícios do Tribunal, em Belo Horizonte, e recebem doações que podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Roupas, sapatos, brinquedos, móveis, livros e eletrônicos em bom estado ganham um novo propósito quando compartilhados com quem mais precisa.

Anúncio do movimento Caixas do bem: As Caixas do Bem estão disponíveis, durante todo o ano de 2026, nas portarias dos edifícios do Tribunal, em Belo Horizonte, e recebem doações que podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Roupas, sapatos, brinquedos, móveis, livros e eletrônicos em bom estado ganham um novo propósito quando compartilhados com quem mais precisa.

Dia 27

Projeto ReciclaBelô!

O TRT mineiro soma-se a outras instituições na promoção do Projeto ReciclaBelô, que oferece alimentação, segurança 24 horas, apoio logístico, equipamentos de proteção individual e remuneração a trabalhadores de coleta de rejeitos recicláveis do carnaval da capital mineira. Além disso, serão fornecidas luvas, tênis, bonés, camisetas, garrafas de água, protetor solar, recursos para a criação de novos centros de coleta e o custeio de infraestrutura de iluminação.

Numa iniciativa inédita, o TRT se uniu ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), à Prefeitura de Belo Horizonte, ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e à Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) para promover neste ano o atendimento de até 150 crianças em cada um dos dias do carnaval com recreação, alimentação e acompanhamento. Para garantir a iniciativa, o município irá disponibilizar um monitor para cada grupo de 15 crianças. Com isso, garante-se que os filhos desses trabalhadores e dos ambulantes possam permanecer em um espaço adequado durante a festa e evita-se a exposição de crianças ao trabalho exaustivo e a situações de risco, isentando as famílias de ter que arcar com custos para o cuidado de seus filhos.

O desembargador Marcelo Lamego Pertence, que é gestor regional do Programa Trabalho Seguro, representa o TRT e participou nesta terça-feira (27/1) da reunião que tratou da formalização dos detalhes para este ano. Ele foi acompanhado pelos servidores do Núcleo de Apoio aos Programas Institucionais do Tribunal, Guilherme Peixoto Resende, Raquel Nunes de Souza Olsen e Dilma Cristina de Assis Parreiras.

Fevereiro

Dia 25

SOS Zona da Mata: TRT-MG convoca população a se solidarizar com moradores da Zona da Mata

A Justiça do Trabalho mineira lançou nesta quarta-feira (25/2) a campanha de doações “SOS Zona da Mata”, para auxiliar as populações prejudicadas com as chuvas intensas, as enchentes e os desabamentos que atingem a região.

A arrecadação está sendo realizada na portaria dos prédios do TRT na capital. Vale destacar que, na Sede Administrativa (Rua Desembargador Drumond, 41, Serra), as doações poderão ser entregues, inclusive, nos finais de semana. Serão recolhidos os seguintes itens:

  • água mineral;
  • alimentos não perecíveis;
  • materiais de limpeza e de higiene pessoal;
  • colchões;
  • travesseiros;
  • toalhas de banho;
  • roupas e calçados;
  • material escolar;
  • livros infantis;
  • brinquedos;
  • ração de animais, especialmente cães e gatos.

Março

Dia 04

Participação do TRT-MG nas rodas de conversa - Rua de Direitos Especial Mulheres 2026, no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) com informações e demandas do mutirão de atendimento a pessoas em situação de rua do dia 6 de março.

Dia 06

Realização do mutirão de atendimento às mulheres em situação de rua

Cartaz do mutirão Rua de Direitos - Especial Mulheres

Abril

Dia 14

TRT-MG dá lição de inclusão, divrsidade e respeito em lançamento nacional de cartilha:O TRT-MG realizou, nesta terça-feira (14/04), a doação de 20 computadores a três entidades em Minas Gerais que atuam no apoio à população LGBTQIA+. São elas: a Assessoria Popular Maria Felipa, mais conhecida como Casa Maria Felipa; o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual e Identidade de Gênero de Minas Gerais (Cellos-MG); e o Presídio de Nova Era, unidade que acolhe pessoas LGBTQIA+ em situação de privação de liberdade, incluindo mulheres trans e travestis.

Cartilha

Nayla Brizard e Casa Maria FilipaVista a casa Maria Filipa

Dia 15

Presídio de Nova Era recebe livros, computadores e van para ações de ressocialização

https://www.youtube.com/watch?v=9XkmuoFx3PA&t=6s

Presidio Nova Era

Dia 29

Fórum debate políticas públicas para pessoas com transtorno do espectro autista - A chefe do Núcleo de Gestão Sustentável do TRT, Júnia Paula Fernandes Oliveira, representando o Comitê de Equidade, Raça, Gênero e Diversidades, apresentou ações de letramento e formação, materiais educativos como a cartilha As Aventuras da Super Respeito, e iniciativas voltadas à eliminação de barreiras e sensibilização sobre machismo, racismo, capacitismo e outras formas de discriminação, ressaltando que o impacto das ações se estende também à prestação jurisdicional.

palestra autismo
Junia Oliveira - Chefe do Núcleo de Getão Sustentável e Inclusão

Maio:

Dia 12

TRT-MG participa de mutirão para oferecer serviços públicos a moradores de rua em Juiz de Fora: Na próxima terça-feira (12/5), o TRT de Minas Gerais participará, em Juiz de Fora, do evento Rua de Direitos, promovido pelo Comitê PopRuaJud de Minas Gerais juntamente com a chefe do  Núcleo de Gestão Sustentável e Inclusão do TRT-MG

Rua de direitos

Dia 26

ReciclaBelô homenageia catadores que participaram do projeto no carnaval de BH: O TRT-MG, que foi um dos patrocinadores da iniciativa por meio do Programa Trabalho Seguro, foi representado na ocasião pela chefe do Núcleo de Gestão Sustentável e Inclusão, Júnia Paula Fernandes, e pelo representante do Núcleo de Apoio a Projetos Institucionais (Napi), Guilherme Peixoto Rezende.

Dirigentes de associações e cooperativas rebendo as placas de reconhecimento

Junho

Dia 08

Doe! Campanha Solidariedade: O TRT-MG adere à campanha “Solidariedade: aquece o frio e os corações”, promovida pelo Núcleo de Gestão Sustentável

campanha do bem

Dia 10

TRT doa bens fora de uso para Associação de Recicladores: Mais de R$ 190 mil em bens não mais utilizados pelo Tribunal foram doados nesta quarta-feira (10/6) para a Associação de Recicladores de Belo Horizonte (Associrecicle/BH). 

doação de bens

Dia 22

Cia Pop - BH: serviços públicos para população de rua em um só lugar - Foi inaugurado, nesta segunda-feira (22/6), o Centro Integrado de Atendimento à População em Situação de Rua (Cia Pop-BH). A unidade concentrará diversos serviços públicos voltados à garantia de direitos e ao fortalecimento da cidadania.

ciapop

Diretoria de Administração dadm@trt3.jus.br