Boletim 1

Laboratório de Inovação - Projetos estratégicos aprovados - Grupo de Trabalho para acompanhar o desempenho das varas - Plano Estratégico - Inventário de processos

Inove-se. Secretaria de Gestão Estratégica. Edição inaugural, junho de 2022.

-

O LIODS

O Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (LIODS-TRT3) foi criado pela Resolução GP n. 216, de 14 de dezembro de 2021, e já se encontra em funcionamento. Entre suas prioridades, está a construção de uma proposta de Plano de Transformação Digital, em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), que deverá conter ações de transformação digital de serviços, integração de canais digitais, interoperabilidade de sistemas e estratégias de monitoramento.

-Ainda não sabe o que são os "objetivos de desenvolvimento sustentável", da Organização das Nações Unidas (ONU)?

Acesse o site da ONU!

Novos projetos estratégicos

Novos projetos estratégicos foram aprovados pelo presidente do Tribunal, Desembargador Ricardo Antônio Mohallem, após terem recebido pareceres favoráveis do Escritório de Projetos, Riscos e Governança Institucional (EPRGOV) e do Subcomitê de Iniciativas Estratégicas (SINEST), conforme a metodologia estabelecida na Resolução GP n. 184, de 8 de abril de 2021. Assim, ingressaram recentemente no portfólio estratégico as seguintes iniciativas: 

  • Concilia TRT: pretende estimular a conciliação como meio de solução de conflitos, sistematizando e divulgando as melhores práticas no âmbito do TRT/MG, de forma a aumentar os índices conciliatórios, sem perder de vista a qualidade dos acordos, a ser verificada por meio de pesquisas de satisfação.
  • Ocupação e sucessão de posições gerenciais e críticas: visa identificar os perfis profissionais requeridos para as posições de gestão e de sucessão, e realizar ações de desenvolvimento para sanar eventuais lacunas de competência.
  • Implantação do Módulo Execução Financeira do Portal SIGEO-JT: tem como objetivo aprimorar a governança orçamentária e financeira, reavaliando procedimentos de trabalho com o propósito prioritário de captar as informações que subsidiarão os lançamentos corretos e automáticos, além de garantir o cumprimento das exigências legais.

-Projeto estratégico é uma iniciativa que contribui para o alcance dos objetivos estratégicos do Tribunal. Para isso, o projeto deve: vincular-se com, no mínimo, um objetivo e/ou um indicador estratégico; ter os custos alocados no orçamento, caso demande despesa; não ter escopo que se confunda com trabalho de unidade ou orgão da instituição; e ainda obter a pontuação mínima a que se refere a Resolução GP n. 184, de 2021.

Colegiado temático criado-

A Portaria GCR n. 1, de 20 de abril de 2022, instituiu o Grupo de Trabalho para Acompanhar o Desempenho Finalístico do Tribunal. O colegiado temático, coordenado pelo corregedor, Desembargador Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto, tem, entre outras atribuições, a de assessorar o Comitê de Governança e Estratégia (CGE), identificando oportunidades de melhoria relacionadas à atuação das unidades judiciárias de primeiro grau. A atuação do Grupo, assim como dos demais colegiados temáticos da 3ª Região, pode ser acompanhada pela leitura das atas divulgadas. Em breve, serão definidos critérios para seleção das unidades judiciárias de primeiro grau que serão acompanhadas, bem como escolhida metodologia a ser aplicada no universo selecionado. Fique por dentro!

O PEI

A Resolução GP n. 194, de 20 de maio de 2021, instituiu o Plano Estratégico Institucional (PEI) do Tribunal para o ciclo 2021- 2026. Ao acessar o Anexo do normativo, é possível conhecer a missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos da instituição, além do Mapa Estratégico (este disponível em dois formatos). O glossário dos indicadores estratégicos a serem medidos em 2022, no âmbito do PEI, apresenta as metas de cada índice e os responsáveis pelo monitoramento.

Você sabe o que é um inventário de processos?

-Inventário de processos é uma listagem publicada e atualizada pelo Escritório de Processos (EPT), contendo todos os processos já mapeados no Tribunal. Nesse documento, encontram-se o nome e o link de cada fluxo, a unidade organizacional responsável e a perspectiva da Cadeia de Valor à qual ele se relaciona. Acesse a página da Gestão Estratégica na internet para saber mais, ou clique em inventário de processos.

Divisão de Planejamento e Inovação gestaoestrategica [arroba] trt3.jus.br