Boletim 19
Conheça os projetos e iniciativas do coLABore
O coLABore atualizou sua página na internet para apresentar seu propósito, objetivos, carta de serviços, projetos e iniciativas. Nesta edição do Inove-se! destacamos os projetos e iniciativas desenvolvidos com a participação do laboratório:
- UaiCon
- Pauta Inteligente
- Cadastro de novos servidores em sistemas
- Plano de ação para Comissão de Inteligência
- Linguagem simples e direito visual
Projeto estratégico "Simples Assim"
A Desembargadora Presidente do TRT-MG, Denise Alves Horta, autorizou neste mês a inclusão do projeto "Simples Assim" no portfólio do Tribunal, para o ciclo estratégico do sexênio 2021-2026. Tal projeto prevê ações relacionadas ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples e à Instrução Normativa Conjunta GP/GCR/GVCR n. 116, de 11 de outubro de 2023 que regulamenta o uso de linguagem simples e de direito visual no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região.
A medida surge da constatação de que uma considerável parcela da população tem dificuldades para compreender informações apresentadas em documentos oficiais, em razão do uso de linguagem técnica, jargões e estruturas complexas. O "Simples Assim" tem como objetivo modificar esse cenário, "visando estabelecer um ambiente inclusivo e acessível para todos os cidadãos". Algumas das soluções que serão apresentadas para se alcançar tal fim são: aprimorar o design de algumas peças processuais, tornando-as mais acessíveis à população em geral, com vistas a satisfazer as necessidades dos jurisdicionados e a contribuir para o cumprimento claro e efetivo da missão institucional de "Promover uma prestação jurisdicional célere e eficaz"; promover a capacitação e o treinamento dos servidores públicos encarregados da elaboração e disseminação de documentos e comunicações, provendo-lhes as ferramentas e competências necessárias para a produção de conteúdos em linguagem simples e acessível.
Conforme cronograma, as primeiras atividades do projeto estão previstas para abril e as últimas entregas devem acontecer em meados de 2025.
Ferramentas de inovação: Mapa da Empatia
O Mapa da Empatia nos ajuda a entender o usuário para o qual se está criando uma solução no ambiente em que vive, suas aspirações, sentimentos e ações. Nele, a equipe que estiver se aprofundando em um desafio indicará o que um determinado perfil de usuário de um produto ou serviço pensa e sente, ouve, vê, fala e faz, a partir da escuta desse usuário, levantando, ainda, suas dores e necessidades. Assim, é possível conhecer experiências de usuários reais e superar suposições da equipe que não se confirmem nos relatos dos usuários.
Fonte: Kit de ferramentas de Design Thinking e Design Sprint da ANVISA/ENAP.