Arquivo Perito Ciência
Unidade organizacional/lotação na qual é realizada a Boa Prática: 43ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte
Nome do Responsável pelo projeto: Cláudio Antônio Barcelos - Servidor
Data de criação da Boa Prática: 01/04/2004
Descrição da Boa Prática
Como é:
A boa prática consiste na criação, manutenção e armazenamento de dados para que todas as comunicações, intimações ou informações sejam reunidas e repassadas aos peritos oficiais no momento em que eles ou seus prepostos comparecerem na Secretaria.
Como funciona:
1º. É preciso criar um simples arquivo de planilha excel e deixá-lo disponível na rede para uso por todos os servidores da Secretaria da Vara. Uma coluna vem com o nome dos peritos e outra com os números dos processos liberados ou disponíveis para cada um deles.
2º. Em seguida, o cumpridor ou quem for preparar os despachos deverá lançar no arquivo os processos que já estão disponíveis para laudo, esclarecimento ou mesmo aqueles com guias para crédito do perito, bastando escrever ou anotar na coluna processos e na linha no respectivo nome do perito, por exemplo, 1353/14 L, 01624/14 E ou 00233/14 C (onde L significa laudo, E esclarecimento e C crédito).
3º. Quando o perito/preposto for retirar um processo na Vara, o servidor deverá consultar o arquivo de PERITOS para ver se existem outros processos para levar ou crédito a receber.
4º. Após o atendimento do perito/preposto, deverá o Servidor retirar ou deletar aquelas anotações na coluna do referido arquivo.
Vantagens:
- facilita muito a vida do perito, vez que, quando ele vai à Secretaria, ele acaba retirando todas as suas pendências com rapidez e segurança. Aliás, muito útil para o perito que mora em outra cidade no sentido de evitar mais deslocamentos.
- Traz racionalidade e dinamismo para o trabalho da Secretaria, evitando-se, por exemplo, o retrabalho de tentar fazer novo contato com o perito que a pouco esteve na Vara.
- para aquelas Varas que trabalham com poucos peritos e estes vêm semanalmente à Secretaria, a ferramenta poderá ser utilizada até mesmo para efetivar todas as intimações no momento em que o Esperto comparecer no balcão.
- a Secretaria poderá também coletar todos os dados/anotações e cientificar o perito uma vez por semana sobre todas as pendências.
- a medida proporciona economia e celeridade processuais.