Você está aqui:

Criação de Modelos Com o Autotexto


Unidade organizacional/lotação na qual é realizada a Boa Prática: 2ª Vara do Trabalho de Ituiutaba

Nome do Responsável pelo projeto: Alex Rodrigo de Andrade Rezende

Data de criação da Boa Prática: 30/06/2012

Descrição da Boa Prática (prática revisada pelo autor/responsável em julho/2017)

"Quem está acostumado a minutar despachos ou sentenças no Putty sabe que procurar os modelos na lista do F2 (ou decorá-los) pode demandar tempo e disposição.

Alguns costumam salvar os modelos em arquivos de texto, nomeados de acordo com o despacho, necessitando procurar e abrir cada arquivo para copiar e colar o texto.

Há também quem grave todos os modelos em um único arquivo de texto, utilizando a ferramenta “Localizar” para encontrar o modelo desejado, e então copiar e colar.

Ocorre que o editor de texto utilizado neste TRT (BrOffice), possui uma ferramenta de fácil utilização e que pode agilizar esse trabalho: o Autotexto.

Quem já decorou os códigos do Putty ou tem dificuldades para aceitar mudanças, pode estranhar no começo. Mas quem passa a conhecer a ferramenta e aprende a utilizá-la, não se arrepende e não quer voltar atrás.

A prática consiste em cadastrar modelos de despachos (ou mesmo textos de mandados, ofícios, alvarás, sentenças, etc) no próprio editor, que os grava em um arquivo interno.

Para “copiar” o texto desejado, basta utilizar um atalho que você mesmo escolheu (um número ou um nome). A tarefa de buscar um modelo passa a ser feita no próprio editor de texto (que já é aberto pelo Putty de qualquer forma quando teclamos F5).

Com a ferramenta, você não precisa teclar F2, esqueça o Control+C e Control+V, esqueça o Windows Explorer.
Outra vantagem é que você pode utilizar fragmentos de vários modelos num único despacho, sem necessidade de sair e voltar da tela do Putty (o que não se pode fazer com os modelos da lista F2).

Além disso, o Autotexto fica gravado no próprio BrOffice, independentemente do Putty, assim você também poderá usar os modelos para inserir nos despachos do PJ-e (nesse caso é necessário copiar e colar, já que o PJ-e tem editor de texto próprio).

Para auxiliar, pode-se imprimir uma lista com os nomes e atalhos dos despachos, para visualização rápida e agilização do trabalho.

Outra vantagem é a padronização dos despachos, uma vez que todos na Secretaria utilizarão o mesmo banco de dados de modelos, e o ideal é que a apenas o Secretário/Diretor faça alterações ou crie novos modelos.
A prática foi implementada no ano de 2012 na Vara do Trabalho de Ponte Nova, depois na Vara do Trabalho de Iturama em 2013 e atualmente na 2a. Vara de Ituiutaba, tendo muito boa aceitação entre os colegas.

Seguem anexos dois arquivos, um é o arquivo com o banco de dados com modelos de despachos criados para a 2a. Vara do Trabalho de Ituiutaba (VT2.bau) e outro com a tabela com nomes e atalhos cadastrados e manual básico de utilização da ferramenta. Para visualização e teste da ferramenta com o arquivo enviado, basta criar uma pasta com nome AUTOTEXTOS, salvar dentro dela o arquivo com o banco de dados acima e seguir as instruções que constam do arquivo com o manual). Para criar os próprios modelos, basta abrir a tela do BrOffice e seguir as orientações do manual. Para dúvidas, me coloco à disposição."

Área de Aplicação da boa prática: Secretaria da Vara/Unidades do TRT

Resultado(s) alcançado(s) pela boa prática: "Agilização nas minutas de despachos/sentenças e expedição de documentos. Celeridade processual. Padronização de despachos e documentos. Facilidade no aprendizado para os novos servidores/estagiários. Utilização para processos físicos (sistema Putty) e PJ-e."

Existem arquivos/complementos a serem encaminhados junto a este formulário de inscrição? Não.

ANEXO(S) - Clique abaixo.

VT2.bau (arquivo interno do BROffice com banco de dados de modelos de despachos e documentos da 2a. Vara do Trabalho de Ituiutaba)

TABELA E MANUAL (arquivo de texto com a tabela dos modelos de despacho e respectivos atalhos, bem como manual básico de utilização da ferramenta)

*Material disponibilizado e de responsabilidade do(a) autor(a) da boa prática.

Secretaria da Corregedoria e Vice-Corregedoria secor [arroba] trt3.jus.br