Ações de 2025
Janeiro
Dia 14/01
Lançamento da campanha "Janeiro Branco": a Seção de Assistência Psicológica, através do Programa Saudavelmente e em parceria com o Subcomitê de Atenção Integral à Saúde e com o Programa Trabalho Seguro promove a realização da “Sadhana - 30 dias de meditação”, que consistirá em 30 dias úteis de prática de meditação online com a professora de yoga e servidora aposentada Raquel Aguiar Ferreira, com o objetivo de contribuir para o cuidado com a saúde mental, através de práticas que sustentem o bem-estar ao longo do tempo.
As práticas ocorrerão na modalidade online durante 30 dias, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h, no período de 10/02/2025 a 28/02/2025 e de 10/03/2025 a 28/03/2025.
A campanha "Janeiro Branco" foi instituída pela Lei Federal 14.556/23 e é uma iniciativa que visa conscientizar a população e instituições privadas e públicas sobre a importância do cuidado com a saúde mental e emocional.
Dia 30/01
A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, participou, na manhã desta quinta-feira (30/01), de uma cerimônia que marcou mais uma doação de bens móveis destinados à reciclagem para a Asmare - Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável. A iniciativa é do Programa Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - que tem como gestores regionais os magistrados do TRT-MG, desembargador Marcelo Lamego Pertence e a juíza Ângela Castilho Rogedo Ribeiro, presentes à cerimônia. Os bens doados estão avaliados em mais de R$95 mil e incluem mesas, cadeiras, gaveteiros, arquivos de aço, bebedouros, telefones e longarinas, entre outros.
Na cerimônia, a desembargadora Denise Alves Horta destacou a importância da parceria como forma de estreitar os laços da Justiça do Trabalho com a sociedade. O desembargador Marcelo Pertence também destacou a importância da iniciativa como uma maneira de valorizar estes trabalhadores ainda considerados invisíveis pela sociedade, embora realizem um trabalho de grande relevância social e para o meio ambiente.
A Associação dos Catadores foi representada por Getúlio Andrade da Silva e pela ex-presidente da Asmare, Maria das Graças Marçal, conhecida como Dona Geralda. Em nome da Asmare, Dona Geralda agradeceu a iniciativa e ressaltou que a doação irá se reverter em emprego e renda para centenas de catadores. Destacou ainda a importância social da iniciativa que segundo ela “ajuda a transformar a realidade de milhares de moradores de rua e coletores de recicláveis”.
Fevereiro
Dia 03/02
Entrevista do Dr. Marcelo Lamego Pertence, gestor do programa Trabalho Seguro, para o jornalista Fabiano Frade do canal Itatiaia Agro, no YouTube. Pertence explicou que para Justiça do Trabalho, o oficio do trabalhador rural, seja na agricultura ou pecuária, é considerada risco. Lidar com excesso de chuva e falta dela, a manipulação de defensores agrícolas, uso de máquinas agrícolas, são alguns dos exemplos da exposição ao risco, mas em meio um cenário com todas dificuldades, aparece também os distúrbios mentais igualmente graves. " A doença mental compõe um quadro muito sério no mercado de trabalho, seja na área urbana ou rural, e existem elementos técnicos que permitem a um profissional identificar esse sofrimento", destacou na entrevista o desembargador, que também comentou o impacto dos avanços tecnológicos no trabalho do produtor rural.
Dia 14/02
O Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin), instituído pelo Comitê Regional do Programa Trabalho Seguro do TRT-MG, uma iniciativa do Conselho Superior do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho (CSJT), realizou o primeiro encontro de 2025. Da reunião, participaram representantes do setor público, de movimentos sociais, de instituições representativas de categorias profissionais e instituições educacionais. O principal objetivo foi destacar temas relevantes, da atualidade do mundo do trabalho, que devem merecer maior atenção neste ano em campanhas e eventos.
O desembargador Marcelo Pertence, gestor regional do Programa Trabalho Seguro no TRT-MG, abriu a reunião elencando datas importantes que devem nortear a agenda de ações envolvendo a promoção da saúde e da segurança do trabalhador. O magistrado lembrou datas já emblemáticas, como o mês abril, quando se comemora o abril verde, dedicado às ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho; de maio, que marca o início da colheita do café e que, por isso, demanda maior atenção da sociedade e das autoridades para a questão do trabalho escravo nas lavouras. Ele também destacou o mês de setembro, quando devem ser reforçadas ações de combate ao suicídio, tema considerado muito sensível e importante.
Segundo o desembargador Marcelo Pertence, “o Getrin tem o papel de ampliar essa perspectiva de um trabalho mais seguro, envolvendo cada vez mais setores da sociedade”. Já a juíza Ângela Castilho Rogedo, gestora regional do Programa Trabalho Seguro para o 1º grau da Justiça do Trabalho em MG, destacou que “quanto mais participantes, quanto mais regiões geográficas a gente consiga chegar, maior será a proteção ao trabalhador”.