Boletim 8

Projeto Estratégico "Concilia TRT" - Protocolo de intenções com a UFSJ - Saiba mais sobre laboratórios de inovação

Inove-se. Secretaria de Gestão Estratégica. Oitava edição, fevereiro de 2023.

-

Projeto Estratégico "Concilia TRT"

A iniciativa disponibilizou o Relatório Momentos da Conciliação, que traz os resultados de estudo acerca da fase processual em que a conciliação mais acontece, bem como dos momentos processuais em que se tem uma quantidade maior de conciliação em cada uma das fases processuais. O documento é útil no fomento à conciliação e na definição de boas práticas, em todas as instâncias do Tribunal.

Para mais informações, consulte o relatório e outros documentos como POPs Concilia TRT, Boas práticas para a conciliação e Minibiblioteca do Conciliador.

O Projeto Estratégico é gerenciado pela juíza Hadma Christina Murta Campos e tem como patrocinador o desembargador 1º vice-presidente César Pereira da Silva Machado Júnior.

Protocolo de intenções com a UFSJ

Em janeiro de 2023, foi firmado o Protocolo de Intenções entre o TRT3 e a Universidade Federal de São João Del Rei para promover a cooperação entre as instituições, no desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão, bem como iniciativas de desenvolvimento de inovações tecnológicas. Vale lembrar que outros protocolos já foram assinados com a UFMG e o CEFET-MG.

-

Laboratórios de inovação

-“Laboratório” é o local onde são feitos experimentos, testes. “Inovação” pode ser definida como a criação de soluções para problemas de forma a gerar valor (melhorias) para as pessoas usuárias de produtos ou serviços.

Um laboratório de inovação é um espaço dinâmico destinado a trabalhar problemas de forma colaborativa, onde são formuladas soluções práticas testáveis em pequena escala, com vistas à implementação de respostas a desafios com impacto nas experiências concretas das pessoas. Em um laboratório de inovação no setor público, como o LIODS (Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) do TRT da 3ª Região, os problemas trabalhados são de caráter público, pois envolvem os serviços públicos prestados pelo Tribunal.

Os laboratórios de inovação podem se configurar de várias maneiras, a depender de suas metodologias, de seu arranjo institucional, da equipe, dos tipos de projeto e do nível de autonomia. Seus traços comuns, no entanto, podem ser assim descritos:

Existe permissão para agir diferente

Os laboratórios proporcionam condições e contextos controlados nos quais é permitido, e até incentivado, criar e testar soluções rapidamente e em menor escala, seguindo a lógica de prática experimental de pesquisa, teste e aprendizado com ciclos iterativos.

Cria-se um espaço de exceção simbólico dentro de um sistema fechado

Os laboratórios mantêm vivo o questionamento sobre o sistema dominante, tanto em questões estéticas quanto organizacionais e metodológicas.

Alimenta-se a coragem coletiva para pensar e agir de outras formas-

Os laboratórios abrem precedentes ao adotar práticas que, muitas vezes, desafiam a estrutura estabelecida. Além de servirem de inspiração, também encorajam servidores com mentalidades inovadoras, impulsionando um movimento de mudança de cultura na busca pelo novo e pela melhoria contínua.

Busca-se a perspectiva do usuário para apoiar as tomadas de decisão

As metodologias usualmente adotadas nos laboratórios trazem dados gerados a partir de interações diretas com cidadãos e atores envolvidos na política ou serviço público, gerando conhecimento complementar a dados quantitativos e contribuindo para tomadas de decisão mais inteligentes.

Referência: Experimentação e novas possibilidades em governo: aprendizados de um laboratório de inovação / Elisabete Ferrarezi, Joselene Lemos, Isabella Brandalise. – Brasília: Enap, 2018.

 

 

Divisão de Planejamento e Inovação gestaoestrategica [arroba] trt3.jus.br