Competências para a inovação

Curiosidade

Envolve a busca por definir os problemas de forma clara antes de construir as soluções e, para isso, formular perguntas, reformular perspectivas e identificar novas ideias, abordagens e formas de trabalhar que possam apoiar o entendimento e o enfrentamento desses problemas.

Iteração e experimentação de soluções

Compreende a coleta de informações sobre a experiência dos usuários, desenvolvimento rápido e incremental de soluções, concepção e refinamento de protótipos, experimentação e teste, em um processo de aperfeiçoamento progressivo.

Fluência em dados

Envolve a organização, análise e utilização de dados e evidências para embasar decisões.

Abertura ao risco

Busca compreender e gerenciar riscos, relatar acertos e erros como forma de disseminar aprendizados.

Capacidade narrativa e de comunicação

Abarca estratégia de comunicação acessível ao público-alvo e a incorporação das histórias dos usuários nos projetos/ações.

Colaboração

Engloba o engajamento de tomadores de decisão, diferentes parceiros, profissionais com diferentes repertórios para experimentarem novas formas de resolver problemas públicos.

Toolkit: aplicação da Escala Comportamental para Inovação Pública –ECIP / Samia Abreu. -- Brasília: Enap, Laboratório de Inovação em Governo,2023

Divisão de Planejamento e Inovação gestaoestrategica [arroba] trt3.jus.br