Abordagem Design Thinking no setor público
1. Definir o desafio
- Identificar um desafio relevante a ser enfrentado
- Em forma de pergunta/questionamento
- Linguagem direta/clara/objetiva
2. Aproximar
- Identificar os atores relevantes para a resolução do nosso desafio/problema e qual a relação existente entre eles
- Identificar o que os envolvidos no projeto compreendem e o que gostariam de conhecer melhor sobre o problema
3. Observar e entender
- Traçar o perfil dos usuários/público-alvo do serviço a fim de identificar quais são suas expectativas (ganhos e desejos), dores (dificuldades) e tarefas (responsabilidades)
4. Redefinir o desafio
- Criar novas percepções sobre o problema inicial, a partir do que foi observado ao longo das etapas percorridas: voltar ao desafio para refletir se é realmente aquilo que se deseja resolver ou se é preciso reelaborar o desafio inicial
5. Gerar ideias
- Criar e consolidar ideias e propostas de solução para o desafio alinhadas às expectativas do usuário
6. Selecionar ideias
- Verificar a viabilidade de implantação das ideias e selecionar aquelas mais capazes de amenizar dores do usuário e gerar valor para ele
7. Prototipar soluções
- Desenvolver uma solução e transformá-la em algo real e concreto (protótipo) que possa ser testado, antes que a ideia seja implementada de fato, para verificar a viabilidade de aplicação da ideia na prática
8. Desenvolver e implementar
- Implementar a ideia, caso ela tenha apresentado bons resultados na fase de teste/prototipação
Guia para inovação na gestão pública. Superintendência Central de Inovação e Modernização Institucional. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 2018.
Divisão de Planejamento e Inovação
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