Abordagem Design Thinking no setor público

1. Definir o desafio

  • Identificar um desafio relevante a ser enfrentado
  • Em forma de pergunta/questionamento
  • Linguagem direta/clara/objetiva

2. Aproximar

  • Identificar os atores relevantes para a resolução do nosso desafio/problema e qual a relação existente entre eles
  • Identificar o que os envolvidos no projeto compreendem e o que gostariam de conhecer melhor sobre o problema

3. Observar e entender

  • Traçar o perfil dos usuários/público-alvo do serviço a fim de identificar quais são suas expectativas (ganhos e desejos), dores (dificuldades) e tarefas (responsabilidades)

4. Redefinir o desafio

  • Criar novas percepções sobre o problema inicial, a partir do que foi observado ao longo das etapas percorridas: voltar ao desafio para refletir se é realmente aquilo que se deseja resolver ou se é preciso reelaborar o desafio inicial

5. Gerar ideias

  • Criar e consolidar ideias e propostas de solução para o desafio alinhadas às expectativas do usuário

6. Selecionar ideias

  • Verificar a viabilidade de implantação das ideias e selecionar aquelas mais capazes de amenizar dores do usuário e gerar valor para ele

7. Prototipar soluções

  • Desenvolver uma solução e transformá-la em algo real e concreto (protótipo) que possa ser testado, antes que a ideia seja implementada de fato, para verificar a viabilidade de aplicação da ideia na prática

8. Desenvolver e implementar

  • Implementar a ideia, caso ela tenha apresentado bons resultados na fase de teste/prototipação

Guia para inovação na gestão pública. Superintendência Central de Inovação e Modernização Institucional. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 2018.

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