Gestão de Projetos de TIC
Escopo do Processo: O escopo do processo de gerenciamento de projetos de TIC abrange todas as etapas e atividades necessárias para planejar, executar e concluir com sucesso um projeto de tecnologia da informação e comunicação.
Principal
Documentação de Apoio
- Visão Geral do Processo
- Papéis e Responsabilidades
- Políticas do Processo
- Indicadores do Processo
- Formalização de Demanda/Projeto de TIC (DFD)
Documento formal que descreve em alto nível a necessidade ou oportunidade relacionada à área de TIC. Simboliza o ponto de partida para iniciar o processo de avaliação e decisão sobre a pertinência e viabilidade de uma nova iniciativa de TIC e inclui informações essenciais para entender o contexto, a natureza da demanda e sua justificativa. Para maiores detalhes, consulte o Guia de Preenchimento do DFD.
No caso de demandas destinadas exclusivamente à contratação de bens ou serviços de TIC aplica-se o processo de Gestão de Contratações de TIC.
Documento formal cujo objetivo é fornecer uma avaliação preliminar de uma demanda de TIC para determinar se ela é factível, realista e justificável, antes de investir tempo, recursos e esforços substanciais em seu desenvolvimento.
A AVP é opcional nas seguintes situações: projetos de emergência, novas releases de produtos existentes, contratações de TIC com estudos técnicos preliminares (ETP) recentes ou implantações de soluções de TIC já contratadas, entre outros casos. Para maiores detalhes, consulte o Guia de Preenchimento da AVP.
Documento formal utilizado para comunicar oficialmente a iniciação de um novo projeto de TIC, definindo os aspectos principais do planejamento.
O TAP é opcional nas seguintes situações: iniciativas categorizadas como demandas menores (RDMM) ou ação pontual, projetos de emergência, novas releases de produtos existentes, contratações de TIC com estudos técnicos preliminares (ETP) recentes ou implantações de soluções de TIC já contratadas, entre outros casos. Para maiores detalhes, consulte o Guia de Preenchimento do TAP.
Documento formal utilizado para comunicar o encerramento de um projeto de TIC. Esse procedimento atende ao fluxo de encerramento de projetos previsto no processo de Gestão de Portfólio e Demandas de TIC do Tribunal.
O TEP é opcional nas seguintes situações: demandas categorizadas como demanda menor (RDMM) ou ação pontual, releases intermediárias de produtos já existentes. Para maiores detalhes, consulte o Guia de Preenchimento do TEP.
Documento de apoio utilizado para comunicar o progresso dos projetos de TIC, mantendo a transparência e responsabilidade sobre os dados.
Guia para consulta que descreve o Processo de Gerenciamento de Projetos de TIC no âmbito do TRT3. Este documento é direcionado a profissionais de TIC, gerentes de projetos, equipes técnicas e demais interessados em aprender mais sobre o processo.
Guia prático de gestão de projetos que descreve o ciclo de vida dos projetos de TIC, com dicas e exemplos, desde a identificação da necessidade e submissão da demanda até o encerramento do projeto. O texto é direcionado a profissionais de TIC, gerentes de projetos, equipes técnicas, gestores executivos e negociais, demandantes e demais interessados em aprender sobre os procedimentos que envolvem as demandas e projetos de TIC.
- PM-Canvas - Modelo Canvas de Projeto (Em construção)
Documento formal que apresenta de forma visual as principais informações do projeto em um único artefato. Ele é preenchido no Planejamento Inicial e atualizado durante todo o ciclo de vida do projeto de forma a comunicar a visão geral do projeto para todas as partes interessadas.
Informações Complementares
Antes de formalizar sua Demanda/Projeto de TIC, verifique se sua necessidade pode ser atendida por uma oferta de serviço no Portal CSTI (Portal da Central de Serviços de TIC). Esse é um canal oficial que oferece um portfólio de serviços atualizados que podem atender às suas necessidades de forma mais eficaz do que uma demanda personalizada.