Você está aqui:

Principal


O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região tem se empenhado em adotar medidas que o permitam alcançar, de forma assertiva e eficaz, sua missão institucional.

A Gestão de Riscos é uma prática de governança que possibilita identificar e tratar incertezas organizacionais a fim de aprimorar a geração de valor para os cidadãos e demais partes interessadas, ampliando a capacidade da instituição de realizar seus objetivos.

Representação gráfica da estrutura de “Governança Organizacional Pública” dividida em 3 mecanismos principais: Liderança, Estratégia e Controle. Cada mecanismo é composto por práticas específicas, da seguinte forma: 1- Práticas do Mecanismo Liderança: lista com 3 itens (estabelecer o modelo de governança, promover integridade e promover a capacidade de liderança); 2-Práticas do Mecanismo Estratégia: lista com 5 itens (gerir riscos, estabelecer a estratégia, promover a gestão estratégica, monitorar o alcance dos resultados organizacionais, monitorar o desempenho das funções de gestão); e 3- Práticas do Mecanismo Controle: lista com 4 itens (promover a transparência, garantir a accountability / responsabilização, avaliar a satisfação das partes interessadas e avaliar a efetividade da auditoria interna.

Fonte: Referencial para Governança Organizacional TCU

Considerada eficaz ferramenta de controle para os gestores, a gestão de riscos é realizada para melhorar continuamente os processos de trabalho da Instituição, auxiliando no desafio de assegurar a qualidade dos serviços oferecidos através dos seguintes benefícios:

Tabela com duas colunas e uma linha, de fundo verde. A primeira coluna apresenta o que se ganha com a realização da Gestão de Riscos: lista com 5 itens (transparência, previsões mais adequadas, antecipações a eventos de risco, capacidade de lidar com imprevistos e assertividade nas tomadas de decisão). Há um sinal de mais no canto superior esquerdo, reforçando a ideia dos benefícios. A segunda coluna mostra o que se reduz com a Gestão de Riscos: lista com 2 itens (incertezas e desperdícios de recursos). Há, no canto superior direito, um sinal de menos.

A gestão de riscos serve para identificar e entender os riscos e manter as instâncias responsáveis informadas, para que as respostas aos riscos sejam apropriadas. Para isso, a organização precisa implantar estrutura de gestão de riscos adequada às suas necessidades, definir o processo de gestão de riscos e integrá-lo à gestão e à tomada de decisão, garantindo a alocação de recursos e a existência dos canais de comunicação necessários (ABNT, 2018).



O risco é a incerteza quanto ao futuro, é a possibilidade de que algo aconteça.

Metodologia

Central de Riscos (Usuários Internos)


Contato: Rua Desembargador Drummond, 41, 10º andar, Serra - Belo Horizonte/MG, CEP 30220-030
e-mail: sagov@trt3.jus.br
Telefone: +55 31 3228-7045

Seção de Apoio à Governança Institucional gestaoestrategica [arroba] trt3.jus.br