Ações de 2025
Janeiro
Dia 07
Campanha "Janeiro Branco", que visa conscientizar a população e instituições privadas e públicas sobre a importância do cuidado com a saúde mental e emocional.
Dia 15
Programa "Rumo ao Voluntariado" do TRT-MG recebe primeira participante. A primeira servidora a aderir ao Programa Rumo ao Voluntariado em 2025, Maria Antônia Ferreira Pinto, já iniciou suas atividades. A iniciativa do TRT-MG tem como objetivo implementar ações que valorizem o conjunto de conhecimentos, experiências e habilidades de magistrados e servidores aposentados.
Dia 21
Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa – campanha alerta sobre práticas discriminatórias no ambiente de trabalho
Dia 28
TRT-MG realiza ato pelo combate ao trabalho escravo.
Dia 30
TRT-MG reforça parceria e doa bens que somam R$ 95 mil à Asmare. Na cerimônia, a desembargadora Denise Alves Horta destacou a importância da parceria como forma de estreitar os laços da Justiça do Trabalho com a sociedade. Ainda segundo ela, “trata-se de uma ação de solidariedade com a comunidade” e desejou que os materiais doados, que não servem mais ao uso do Tribunal, sejam úteis aos cooperados.
Dia 31
Chamada literária - Mês da Mulher 202.
O TRT3, por meio da Diretoria-Geral, convidou todos, magistrados, servidores, pensionistas, estagiários e terceirizados, a compartilharem seus talentos literários, em comemoração ao "Mês da Mulher - 2025", que tem por tema "Juntas somos muito mais!".
Os textos deverão ser tematicamente relacionados ao universo feminino, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Serão selecionados até 16 (dezesseis) textos que irão compor cartões ilustrados comemorativos a serem distribuídos nos eventos do mês da mulher.
Dia 31
O TRT-MG organizou um encontro com lideranças ligadas ao meio ambiente para discutir assuntos relacionados à sustentabilidade. Durante o encontro, representantes do Regional mineiro apresentaram o projeto Verde Mais a potenciais parceiros. O objetivo do programa é promover a descarbonização – por meio da medição, redução e compensação das emissões dos gases de efeito estufa – através de ações de reflorestamento, com o plantio e manutenção de milhares de mudas.
As negociações com as potenciais entidades parceiras foram conduzidas inicialmente pela Assessoria de Relações Institucionais (Asri) do TRT-MG. Além da presidente do Tribunal, desembargadora Denise Alves Horta, e da chefe da Seção de Sustentabilidade e Inclusão, Júnia Paula Fernandes de Oliveira, participaram da reunião as seguintes autoridades: a secretária de Estado do Meio Ambiente, Marília Carvalho de Melo; o diretor-presidente do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, Breno Esteves Lasmar; o Secretário Municipal Interino de Meio Ambiente e Presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de BH, Gelson Leite; o tenente-coronel da PMMG Ricardo Amaral Rabelo; e servidores do Tribunal Regional Federal da 6ª região.
Dia 31
A partir de 2025, as contas da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) passam a trazer mensagens das campanhas sobre segurança do trabalho promovidas pelo Comitê Regional do Programa Trabalho Seguro, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Fevereiro
Dia 03
O TRT-MG, com o apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST), apresenta o segundo vídeo de uma série produzidos pelo Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade. Este episódio aborda o tema misoginia (ódio e preconceito contra as mulheres), utilizando a técnica de motion graphic – uma animação que combina elementos visuais, como imagens, texto e animações, para criar um conteúdo dinâmico e cativante.
Dia 17
O racismo religioso é uma forma específica de discriminação que combina o preconceito religioso com o racismo estrutural. É a intolerância que atinge diretamente pessoas que professam fé nessas religiões.
O Comitê de Ética e Integridade e Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação no 1º e 2º graus em parceria com o Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade promoveu uma campanha de combate ao racismo religioso, a favor da liberdade de crença.
Dia 21
No dia 21/2, a partir das 10h, no 8º andar do prédio sede do TRT-MG, será realizada a palestra LER/DORT - prevenção para um ambiente de trabalho saudável, voltada para magistrados e servidores do Tribunal. O palestrante convidado será o fisioterapeuta da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação em Brasília, com mestrado em Ciências da Reabilitação, Rogério Antônio Canuto. Serão disponibilizadas 10 vagas presenciais pelo site do Sisejud, onde o servidor terá que efetuar o login e selecionar o evento que deseja participar. Para assistir ao vivo no YouTube, não há necessidade de inscrição prévia.
Dia 26
Clube do Livro - Obra: Diário de Anne Frank, da autora alemã Anne Frank, lançado em 1947.
Público-alvo: Magistrado(a), servidor(a), estagiário (a), terceirizado (a) e público externo
Dia 27
Na quinta feira, 27/2, às 19h, o Centro Cultural do TRT-MG receberá a apresentação musical de Ramom Tácio de Oliveira, desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).
Dia 27
Nesta quinta-feira (27/2), na sede da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), foi formalizado o apoio do TRT-MG, da Copasa, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e Belotur ao movimento dos catadores de material reciclável no carnaval da capital mineira. O projeto ReciclaBelô! vai beneficiar 400 catadores e suas famílias que receberão recursos para realização de coleta entre este sábado (1º/3) e terça-feira (4/3). Segundo a PBH, a expectativa é que o carnaval atraia cerca de seis milhões de pessoas à cidade, gerando grande volume de lixos e materiais recicláveis, como latas e garrafas PET.
Dia 28
Por um mundo sustentável: TRT-MG inicia o projeto Verde Mais.
O projeto Verde Mais é uma iniciativa do TRT-MG que busca promover a descarbonização por meio da medição, redução e compensação das emissões dos gases de efeito estufa e de ações de reflorestamento com o plantio e manutenção de milhares de mudas. E dando início ao cumprimento da meta, nesta sexta-feira (28/2), a presidente do Tribunal, desembargadora Denise Alves Horta, foi recebida no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa-MG, onde foram plantadas as primeiras 51 mudas doadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Durante o evento, a magistrada e o brigadeiro do ar Alexandre Avellar Leal realizaram o plantio de um ipê branco e alunos da Escola Municipal Herculano Liberato de Almeida plantaram outras 50 mudas.
Ao final da visita, os alunos da Escola Municipal Herculano Liberato de Almeida receberam bolas de futebol, fruto de uma parceria do TRT-MG, por meio do comitê regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, com a Receita Federal.
Março
Dia 1
Campanha Descarte Menos e Preserve Mais. Optar por alternativas reutilizáveis reduz o lixo e preserva nosso futuro.
Dia 06
Economize! Presidência solicita apoio para economia de recursos.
A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, em conformidade com a Resolução CNJ 400/2021, que se alinha à Estratégia Nacional do Judiciário e, considerando as metas definidas pelo Comitê de Patrimônio e Logística Sustentável (CPLS), assinou o Ofício Circular GP 3/2025 solicitando apoio de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários para economia de recursos do Tribunal.
No comunicado, a presidente esclarece que para o cumprimento das metas, é indispensável o comprometimento das unidades gestoras responsáveis pelo levantamento de dados, formulação de metas e execução das ações, informando ainda os resultados à Seção de Sustentabilidade e Inclusão do TRT-3.
Dia 07
Exposição sobre ativista mineira é instalada na Escola Judicial
Como parte das ações representativas pelo Mês da Mulher no TRT-MG, a exposição "Projeto Memória Lélia Gonzalez" estará aberta ao público a partir da próxima segunda-feira (10/3), no hall do auditório da Escola Judicial (Rua Guaicurus, 203). A iniciativa é da Biblioteca e Centro de Memória em parceria com o comitê regional do Programa de Equidade de Raça, de Gênero e Diversidade.
A mostra, disponível para visita até o dia 11/4, traz 18 painéis dispostos em linhas, além da exibição de um vídeo documentário sobre a vida e os feitos de Lélia Gonzalez, com entrevistas exclusivas de familiares, amigos próximos, parceiros de trabalho e estudiosos.
A intelectual, ativista e autora Lélia Gonzalez, natural de Belo Horizonte, tinha como linha de estudo a vivência negra brasileira e foi uma das primeiras militantes a falar abertamente sobre o racismo no Brasil e da realidade da mulher negra. Alguns de seus textos publicados, em vida e póstumos, são "Lugar de Negro", em parceria com o autor Carlos Hasenbalg e "Festas Populares no Brasil", totalmente de sua autoria. Durante sua vida, se dedicou a expandir o acesso ao estudo para a população periférica como professora e também em sua experiência na política.
Dias 10 a 14
Curso "do Zero ao Carbono Zero". Servidoras da Seção de Sustentabilidade.
Com a publicação da Resolução nº 594/2024 do CNJ, que institui o Programa Justiça Carbono Zero, é imprescindível a devida capacitação principalmente da equipe de sustentabilidade e estratégia, para cumprimento das determinações, indicadores e ações previstas nesta Resolução.
De acordo com a resolução:
Art. 3º, § 3º: Os tribunais devem promover ações de sensibilização e engajamento do corpo funcional sobre descarbonização.
Art. 7º, § 3º: Os órgãos do Poder Judiciário devem formar servidores para aplicar a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol, capacitando-os a elaborar inventários internos, além de promover cursos, campanhas e práticas sustentáveis.
Dias 10 a 14
Juntas somos muito mais! TRT-MG traz programação especial para mulheres.
No último sábado (8/3), foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Celebrando esta data, o TRT-MG dedica uma semana cheia de eventos para debater, refletir e desconstruir conceitos relacionados à questão feminina. Nesta segunda-feira (10/3), foi realizada a abertura especial que contou com uma palestra e a inauguração de uma mostra afins ao tema, além do lançamento da obra “Mês da Mulher 2025 – Coletânea de textos poéticos”. Magistrados, servidores, terceirizados, estagiários e público externo, entre eles, alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) encheram o auditório da Escola Judicial do Regional mineiro.
Dia 12 - “Mulheres negras convidam”. Evento aborda interseccionalidade de gênero e raça
O Mês da Mulher continua a todo vapor no TRT-MG. Nesta quarta-feira (12/3), a Escola Judicial recebeu a atividade Mulheres negras convidam, uma iniciativa do comitê regional do Programa de Equidade de Raça, de Gênero e Diversidade. O evento foi aberto pela presidente do Tribunal, desembargadora Denise Alves Horta, e contou com a apresentação da harpista Nalu Pimenta que dedicou, inicialmente, duas músicas às mulheres brasileiras: “Ave Maria” e “Como é grande o meu amor por você”.
Para a magistrada, é fundamental debater a questão da mulher negra no Brasil e, por isso, o Tribunal dedica pelo segundo ano consecutivo, um evento voltado para esse público. “Tratando dos desafios e preconceitos que atingem as mulheres especificamente, é imperioso admitir que os obstáculos são ainda maiores para as mulheres negras, que, em inúmeras ocasiões, têm que impor a sua própria existência”, afirmou Denise. “No contexto herdado e vivenciado pelas mulheres negras no país, avolumam-se casos de silenciamento, racismo, violência, imputação de estereótipos , opressão, corpos subalternizados, sexualização”, completou.
Dia 12
TRT-MG é parceiro em projeto comemorativo ao Dia Internacional da Mulher.
O Comitê POP Rua/Jus, seguindo trajetória do Projeto Rua do Respeito e em atendimento às diretrizes e determinações contidas na Resolução do Conselho Nacional de Justiça n.º 425, de 8 de outubro de 2021, que “Institui, no âmbito do Poder Judiciário, a Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades”, realiza no dia 12 de março de 2025, quarta-feira, de 09:00 às 15:00 horas, a terceira edição do “Rua de Direitos — Especial Mulheres”, para oferta de serviços jurídicos e assistenciais para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O cronograma do Rua de Direitos incluiu atividades como serviços de saúde, de beleza, emissão de documentos, aconselhamento jurídico e processual, acolhimento psicológico, orientação sobre benefícios do INSS e rodas de leituras e conversas.
O TRT3 participou com a presença das servidoras da Seção de Sustentabilidade e Inclusão.
Dia 14
TRT-MG promove Bazar de Desapego em comemoração ao Mês da Mulher.
A fim de favorecer a economia circular, por meio do estímulo ao consumo sustentável, TRT-MG promove, na sexta-feira, dia 14 de março, um Bazar de Desapego, como parte das ações do Mês da Mulher. O bazar será realizado na Escola Judicial, na Rua Guaicurus, 201, Centro de Belo Horizonte, das 9h às 17h. A iniciativa é da Seção de Sustentabilidade e Inclusão, em parceria com outros setores do Tribunal.
A economia circular é um modelo de produção e consumo que visa reduzir o desperdício e a poluição. Seu objetivo é criar um ciclo contínuo de recursos, em que os produtos são reutilizados, reparados, renovados ou reciclados.
Dia 19
A Escola Judicial divulga o curso MOOC - População em Situação de Rua e suas Interseccionalidades: um panorama geral sobre o tema à luz da Resolução CNJ Nº 425/2021-T1/25.
Período de realização: O curso ficará disponível no Moodle de 19/03 a 30/06/2025.
Vagas: ilimitadas.
Link de inscrição: https://ead-ej.trt3.jus.br/login/index.php
Dia 19
O ambiente de trabalho deve ser seguro, respeitoso e igualitário para todas e todos. Mas a realidade ainda é diferente: mulheres enfrentam discriminação, interrupções, assédio e obstáculos invisíveis para avançar em suas carreiras. Precisamos mudar essa realidade agora! E a mudança começa com você.
Respeito e Igualdade não são opções, são direitos!
A campanha "Respeito e Igualdade: Um compromisso de todas e todos!" tem como objetivo sensibilizar e conscientizar magistrados(as), servidores(as), estagiários(as), terceirizados(as) e colaboradores(as) sobre a importância do combate ao assédio sexual e à discriminação de gênero no ambiente de trabalho.
Essa é uma campanha do Comitê de Ética e Integridade e dos Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no Primeiro e no Segundo Graus, em parceria com o Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade no âmbito da Justiça do Trabalho.
Dia 20
Nesta quinta-feira (20/3), dando sequência ao Projeto Verde Mais, do TRT-MG, foi realizado no Colégio Militar de Belo Horizonte o plantio de 90 mudas de árvores de espécies nativas doadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Esta foi a segunda ação do Projeto, que teve início no final de fevereiro, e que busca promover a descarbonização por meio da medição, redução e compensação das emissões dos gases de efeito estufa e de ações de reflorestamento com o plantio e manutenção de 290 mil mudas.
Dia 28
CICLOS DA VIDA, Programa de Preparação para Aposentadoria do TRT3. Palestra: “Projeto de Vida: uma construção possível para a longevidade”, com a terapeuta ocupacional Cecília Xavier.