Ações de 2025
Janeiro
Dia 08/01
Reunião promovida pela desembargadora Paula Oliveira Cantelli, gestora do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, com representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e com a equipe da Secretaria de Comunicação Social do Tribunal, para discutir a elaboração de campanha publicitária para ampliar a conscientização da sociedade e destacar a importância do enfrentamento às situações de trabalho análogo à escravidão.
Dia 23/01
A Dra. Paula Oliveira Cantelli participou de uma entrevista no programa Tribuna Livre, da Rádio América, apresentado por Juliana Lima. Durante a conversa, foi debatida a preocupante realidade do trabalho escravo nos dias de hoje, com destaque para sua ocorrência no estado de Minas Gerais. A entrevista abordou os desafios no combate a essa prática, os setores mais afetados e as ações necessárias para garantir a dignidade e os direitos dos trabalhadores. A Dra. Paula ressaltou a importância da conscientização e da fiscalização para erradicar essa violação dos direitos humanos.
Dia 28/01
Nesta terça-feira (28/1), em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo, o TRT-MG realizou um ato público com a presença de diversas autoridades de instituições públicas e privadas que buscam efetivar ações para o enfrentamento da exploração trabalhista. A atividade foi desenvolvida pelo Comitê Regional do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, coordenado pelas gestoras regionais desembargadora Paula Oliveira Cantelli e juíza Adriana Campos de Souza Freire Pimenta.
Também participaram do ato público as seguintes instituições e autoridades: o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Tribunal Regional Federal da 6ª região (TRF6), o Fórum Nacional do Poder Judiciário para o Combate ao Trabalho em Condições Análogas à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (Fontet), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Polícia Federal (PF), a Associação Brasileira de Advocacia Trabalhista (Amat), a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Minas Gerais (Sitraemg), faculdades UFMG, Milton Campos e Fumec, além da deputada estadual Andréia de Jesus e de um representante do deputado estadual Betão, respectivamente, presidente e membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O dia 28 de janeiro foi definido como o Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo em alusão ao atentado ocorrido na mesma data no ano de 2004, quando três auditores fiscais do trabalho e um motorista foram assassinados em exercício durante averiguação de denúncias de trabalho escravo em fazendas de Unaí-MG.
Março
Dia 11/03
1ª reunião dos gestores nacionais e regionais do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante. O encontro foi realizado de forma online e contou com a participação da Gestora Regional do TRT-3, desembargadora Paula Cantelli.
A reunião marcou um momento importante para o fortalecimento das estratégias do programa, promovendo o alinhamento de ações e o compartilhamento de boas práticas entre os gestores.
Abril
Dia 01/04
No último dia 25 de março, data em que se celebra o Dia Internacional em Memória das Vitimas da escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos, o programa Tribuna Livre trouxe uma discussão essencial sobre a escravidão urbana. A apresentadora Juliana conduziu uma entrevista com o desembargador Marcelo Lamego Pertence, do TRT- MG e Angelo de Sá, pesquisador do Fórum antirracismo da UFMG, para debater esse tema muitas vezes negligenciado na história brasileira.
A entrevista ressaltou a importância de compreender a escravidão urbana para ampliar a noção de justiça e reparação. O reconhecimento dessa parte é fundamental para combater o racismo estrutural e garantir direitos a populações historicamente exploradas.
O Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão não é apenas uma data de lembrança, mas também um convite à reflexão sobre as formas contemporâneas de exploração e sobre a luta por equidade e justiça social.
https://www.youtube.com/watch?v=8TCr0SjBxZQ
Dia 29/04
O presidente do Sinduscon-MG, Raphael Lafetá, se reuniu ontem (29/04) com representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 3ª Região (Minas Gerais) para debater possibilidades de ações concretas para erradicação do trabalho escravo em Minas Gerais. O encontro foi realizado na sede do MPT e contou com as presenças do procurador-chefe do MPT, Arlélio de Carvalho Lage, da vice-procuradora-chefe, Fernanda Brito Pereira, da vice-coordenadora adjunta, Mariana Furtado Guimarães, e da desembargadora do TRT-MG, Paula Oliveira Cantelli.
Maio
Dia 08/05
O TRT-MG firmou parceria com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) para publicações institucionais no Jornal do Ônibus, importante veículo de comunicação editado pela BHTrans, com publicações variadas ao longo de todos os meses do ano. Neste mês, foi indicada publicação do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de pessoas e Proteção ao Trabalho do Migrante para a edição do jornal, conforme solicitação de sua gestora regional, Desembargadora Paula Oliveira Cantelli. A parceira com a BHtrans teve intermediação também pela Assessoria de Relações Institucionais do TRT-MG. O jornal, voltado para usuários do transporte coletivo de Belo Horizonte e afixado dentro de todos os ônibus da capital, possui grande infiltração e papel relevante para informação do público-alvo sobre as ações institucionais e os desafios no acesso ao trabalho decente.
