Ações de 2025

Janeiro

Dia 08/01

Reunião promovida pela desembargadora Paula Oliveira Cantelli, gestora do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, com representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e com a equipe da Secretaria de Comunicação Social do tribunal, para discutir a elaboração de campanha publicitária para ampliar a conscientização da sociedade e destacar a importância do enfrentamento às situações de trabalho análogo à escravidão.

Dia 23/01

A Dr. Paula Oliveira Cantelli participou de uma entrevista no programa Tribuna Livre, da Rádio América , apresentado por Juliana Lima. Durante a conversa , foi debatida a preocupante realidade do trabalho escravo nos dias de hoje, com destaque para sua ocorrência no estado de Minas Gerais. A entrevista abordou os desafios no combate a essa prática , os setores mais afetados e as ações necessárias para garantir a dignidade e os direitos dos trabalhadores. A Dr. Paula ressaltou a importância da conscientização e da fiscalização para erradicar essa violação dos direitos humanos.

Dia 28/01

Nesta terça-feira (28/1), em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo, o TRT-MG realizou um ato público com a presença de diversas autoridades que representaram instituições públicas e privadas que buscam efetivar ações para o enfrentamento da exploração trabalhista. A atividade foi desenvolvida pelo Comitê Regional do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, coordenado pelas gestoras regionais desembargadora Paula Oliveira Cantelli e juíza Adriana Campos de Souza Freire Pimenta.

Também participaram do ato público as seguintes instituições e autoridades: o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Tribunal Regional Federal da 6ª região (TRF6), o Fórum Nacional do Poder Judiciário para o Combate ao Trabalho em Condições Análogas à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (Fontet), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Polícia Federal (PF), a Associação Brasileira de Advocacia Trabalhista (Amat), a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Minas Gerais (Sitraemg), faculdades UFMG, Milton Campos e Fumec, além da deputada estadual Andréia de Jesus e representante do deputado estadual Betão, respectivamente, presidente e membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O dia 28 de janeiro foi definido como o Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo em alusão ao atentado ocorrido na mesma data do ano de 2004, quando três auditores fiscais do trabalho e um motorista foram assassinados em exercício durante averiguação de denúncias de trabalho escravo em fazendas de Unaí-MG.

Núcleo de Apoio a Projetos Institucionais napi [arroba] trt3.jus.br