Ações de 2025
Janeiro
Dia 14/01
Reunião do Comitê Gestor do Programa no gabinete da desembargadora Adriana Goulart de Sena Orsi com a presença da juíza Dr. Luciana de Carvalho Rodrigues e dos servidores Liliane Serpa, Marisa Tomaz, Francisco da Silva, Vitória Linhares, Mariana Amaral e Eliane Ferreira. Foram definidas as metas e calendário de eventos para o ano de 2025. Também foi discutido o regulamento do Comitê do Programa.
Dia 15/01
A desembargadora Adriana Goulart de Sena Orsini, gestora regional do Comitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), participou, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Seminário Internacional “Quem tem medo de gênero?”. O evento, realizado na Escola de Direito da universidade, entre os dias 15 e 17 de janeiro, teve como objetivo promover reflexões coletivas sobre políticas antigênero e suas consequências.
O Seminário conta com a participação virtual da filósofa e escritora norte-americana, Judith Buttler, professora universitária e referência no estudo da teoria de gênero no mundo. Ela é autora do livro homônimo ao tema do seminário, escrito a partir de uma experiência vivida por ela no Brasil, há sete anos, quando foi vítima de agressão durante uma visita a São Paulo.
Dia 29/01
Dia da Visibilidade Trans: Justiça do Trabalho reforça o compromisso com a inclusão e o combate à transfobia.
O Dia da Visibilidade Trans, celebrado nesta quarta-feira (29/1), é uma oportunidade para refletir sobre a cidadania de pessoas travestis, transexuais e não binárias, além de fortalecer o combate à transfobia – discriminação que afeta de forma estrutural a população trans. No Poder Judiciário, o tema é tratado como prioridade, com políticas e ações que promovem e asseguram os direitos fundamentais da população LGBTI+.
A Justiça do Trabalho tem dado passos importantes nesse sentido, implementando medidas que buscam criar ambientes de trabalho mais inclusivos e igualitários.
Um marco importante para o judiciário trabalhista em 2024 foi o lançamento do Protocolo para Atuação e Julgamento com Perspectiva Antidiscriminatória, Interseccional e Inclusiva, uma ferramenta essencial para assegurar a inclusão e a igualdade no tratamento das partes nos processos judiciais.
Como parte das comemorações do Dia da Visibilidade Trans, a presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), Keila Simpson, gravou um vídeo especial para os canais de comunicação do TRT-MG. Na mensagem, ela ressaltou a importância de celebrar a data e destacou as iniciativas da Justiça do Trabalho para promover a inclusão de pessoas trans.
Fevereiro
Dia 03/02
O TRT-MG, com o apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST), apresenta o segundo vídeo de uma série produzidos pelo Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade. Este episódio aborda o tema misoginia (ódio e preconceito contra as mulheres), utilizando a técnica de motion graphic – uma animação que combina elementos visuais, como imagens, texto e animações, para criar um conteúdo dinâmico e cativante.
Dia 17/02
Lançamento da campanha: " Religião é Liberdade, Racismo é Crime." Campanha do Comitê de Ética e Integridade e dos Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e da Discriminação no Primeiro e Segundo Graus, em parceria com o Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade no âmbito da Justiça do Trabalho cujo objetivo é incentivar quem sofreu ou conhece alguém que sofreu racismo religioso a contar sua história no etica@trt3.jus.br.
O combate ao Racismo Religioso não é apenas uma questão de fé, mas de Justiça e Igualdade.