Seção de Soluções de Gestão de Magistrados e Saúde

Compete à Seção de Soluções de Gestão de Magistrados e Saúde:

  1. Desenvolver, implantar e manter os sistemas que suportam os processos de Gestão de Magistrados e os processos ligados à área de Saúde do Tribunal, de responsabilidade das seguintes áreas: Secretaria-Geral da Presidência, Secretaria de Informações Funcionais de Magistrados e Secretaria de Saúde;
  2. Desenvolver ou contribuir com o desenvolvimento, sustentação e/ou implantação de sistemas nacionais utilizados pelas áreas relacionadas aos assuntos tratados pela Seção;
  3. Sustentar e evoluir os sistemas/módulos desenvolvidos pelo TRT3 locais ou nacionais, atuando no suporte e atendimento (terceiro nível), desenvolvimento de pequenas melhorias e alterações em função de novos normativos (internos e de órgãos superiores), correção de erros e adaptações em função de alterações no procedimento de trabalho das áreas de negócio.
  4. Apoiar as áreas de negócio no levantamento de informações em resposta a demandas de órgãos de controle;
  5. Compete ainda aos servidores lotados nesta unidade, executar as atribuições previstas nos papéis que assumirem nos processos de trabalho executados por esta unidade.

Compete às Subseções vinculadas à Seção:

Executar as tarefas do ciclo de vida dos sistemas sob sua responsabilidade, no que lhe couber, dentro do Processo de Desenvolvimento de Software institucionalizado, destacando:

  • Gerenciar os projetos de desenvolvimento;
  • Identificar e especificar as necessidades dos usuários e requisitos dos sistemas, descrevendo-os em artefatos adequados;
  • Validar os requisitos dos sistemas, com seus respectivos usuários;
  • Elaborar o desenho dos sistemas ligados ao assunto sob sua responsabilidade, em consonância com a especificação dos requisitos;
  • Implementar as soluções arquiteturais dos sistemas;
  • Implementar as soluções de configuração;
  • Construir e sustentar os sistemas, primando pela qualidade e efetividade do produto gerado;
  • Integrar a solução desenvolvida com outros sistemas, quando for o caso;
  • Planejar e acompanhar as atividades de testes de software;
  • Especificar e executar os testes funcionais, não funcionais e de regressão, conforme o Processo de Desenvolvimento de Software institucionalizado;
  • Automatizar testes, conforme as necessidades do projeto;
  • Elaborar roteiros de teste de aceitação e acompanhar a sua execução, conforme a necessidade;
  • Reportar os resultados da execução dos testes;
  • Homologar os sistemas em consonância com a especificação dos requisitos;
  • Gerenciar e executar, em conjunto com o setor responsável pela infraestrutura, a implantação de novas versões, atualizações, melhorias e otimizações referentes aos sistemas de competência da unidade.

Executar as tarefas do processo de gestão de demandas, destacando:

  • Identificar as expectativas dos usuários a partir de demandas de soluções de TIC, no desenvolvimento, aquisição, implantação e sustentação de sistemas;
  • Emitir parecer técnico preliminar para novas solicitações de soluções relacionadas a assuntos de responsabilidade da subseção, ajudando o usuário a identificar e validar alternativas alinhadas com as necessidades ou objetivos de seus negócios, inclusive em sistemas de terceiros;
  • Atender as demandas recebidas pela subseção, considerando a priorização acordada com o gestor executivo e/ou comitê responsável.

Definir, implantar e manter seus processos e produtos de trabalho em conformidade com os padrões estabelecidos pela instituição;

Prover manutenção corretiva e evolutiva dos sistemas ligados ao assunto sob sua responsabilidade, no que couber;

Apoiar as outras áreas de TIC na solução de problemas encontrados com o uso dos sistemas ligados ao assunto sob sua responsabilidade implantados pela Secretaria, conforme os processos institucionalizados de Gerenciamento de Serviços de TIC;

Implantar e adaptar sistemas de Terceiros, ligados ao assunto sob sua responsabilidade, executando a migração de dados legados, quando necessário;

Colaborar nas iniciativas nacionais de desenvolvimento e sustentação de sistemas ligados ao assunto sob sua responsabilidade;

Contribuir na definição e implementação dos padrões técnicos utilizados pelas equipes de desenvolvimento da Secretaria, quando for o caso;

Reportar o resultado das atividades realizadas pela subseção;

Participar, como integrante técnico, dos processos de aquisição de soluções relacionadas aos assuntos sob sua responsabilidade.

Compete ao Chefe da Seção:

  1. Apoiar as subseções na gestão dos projetos e das atividades realizadas e das demandas recebidas;
  2. Representar a Seção junto à Secretaria e demais unidades do Tribunal;
  3. Gerir os servidores que compõem a sua Seção, visando o desenvolvimento dos servidores;
  4. Planejar as férias e alocações dos servidores de sua Seção;
  5. Promover o alinhamento com o Gestor Executivo em todas as etapas do processo de gestão de demandas das subseções;
  6. Planejar, delegar e gerenciar as tarefas, junto com as equipes, removendo os impedimentos;
  7. Reportar o resultado das atividades realizadas pelas equipes;
  8. Participar dos processos decisórios da Secretaria;
  9. Comunicar as decisões às equipes e demais interessados;
  10. Fomentar o uso dos padrões de governança e gestão junto às equipes, com foco na estratégia institucional.
Seção de Apoio à Governança de TIC dtic.governanca@trt3.jus.br