Lições aprendidas

Lições Aprendidas são a soma de todo conhecimento ganho por experiência ou entendimento obtido com a execução das atividades do processo de gerenciamento de mudanças e liberações. Elas podem ser positivas ou negativas, e se referirem tanto a questões referentes à execução de atividades previstas no processo quanto a alterações no processo de gerenciamento de mudanças e liberações.

Lições aprendidas
Lições aprendidas
Reunião de análiseReflexão sobre o evento
Acredito que ainda há espaço para melhorar uma combinação prévia das subáreas (segurança, redes, etc.) da SEIT envolvidas na liberação, quando possível, claro, já que essas subáreas estão sobrecarregadas. 03/03/2020 Reunir-se com as equipes de diferentes secretarias pare verificar como aprimorar o acordo inicial previsto no processo para RDMs que envolvam equipes de secretarias diferentes.

Trazer para discussão do Comitê de Mudanças as mudanças que tenham impacto nas atividades de outras secretarias, mesmo que o trabalho a ser feito seja em uma única secretaria e não gere indisponibilidade.

28/04/2020 Este tipo de mudança deve levar em conta a comunicação prévia com interessados de outras secretarias ainda durante a reunião inicial da RDM.

A apresentação da solução e discussão de sua implementação no âmbito do Comitê de Mudanças trouxe elementos adicionais que contribuíram, nesta RDM, para melhorar a qualidade e alcance do Plano de Comunicação. Nesse caso específico, houve a sugestão de que todas partes interessadas fizessem revisões em suas documentações, para ficarem atualizadas com os novos nomes de campos.

07/07/2020 Apresentação de RDMs que apesar da simplicidade, como os rótulos em formulários de abertura de chamado, em todo o Comitê, enriquece o trabalho a partir da discussão de representantes de todas as secretarias de TI.

Fazer vídeo-tutoriais de explicação de processos e rotinas de trabalho mais curtos e diretos ao ponto. 

22/09/2020 Além de mais objetivos, diminuem necessidades de edição.

Evitar escrever senhas e dados sensíveis no formulário do assyst, tendo em vista que esse dado não pode ser removido do histórico e o acesso à informação devidamente controlado. Assim, recomenda-se a utilização do BitWarden de forma compartilhada entre SESIS e SEIT

20/09/2021 É necessário cuidado e administração de dados sensíveis nas ferramentas apropriadas.

Para mudanças que impliquem na desativação de soluções com vulnerabilidades de segurança, é importante avaliar se o contexto da justificativa de desativação aponta apenas parte do público-alvo afetado, ou se há outras áreas de negócio impactadas. 

11/10/2021 É necessário manter uma visão holística de todas as áreas de negócio afetadas pela desativação de algum serviço inseguro, de modo a preparar comunicação tempestiva e respostas rápidas das equipes de TI.

Avaliar os riscos das mudanças que envolvam a desativação de soluções de TI (aplicações, ferramentas, produtos de prateleira, serviços etc.) com mais tempo de análise, para reduzir impactos negativos e efeitos adversos, a fim de minimizar os prejuízos aos magistrados e servidores. Deve-se evitar, sempre que possível, RDMs emergenciais para atender a esse tipo de mudança.

18/10/2021

A ausência de uma gestão de riscos executada de maneira criteriosa pode causar efeitos que têm o grande potencial de afetar seriamente a imagem institucional da área de TIC no Tribunal.

Aplicações e produtos de prateleira cujos serviços de suporte técnico e/ou atualização tecnológica deixem de ser contratados de fornecedores externos precisam ter seu plano de desativação estabelecido .

18/10/2021

Produtos sem atualização tecnológica estão mais sujeitos a falhas de segurança que podem ser utilizados em invasões e ataques cibernéticos. Assim, a obsolescência deve ser levadas em conta quando se optar por não mais contratar suporte e atualização de produtos de TIC.

Em caso de problemas de infraestrutura, como o tempo elevado de processamento da folha de pagamento, a conferência dos parâmetros de sistema e infraestrutura com um checklist pode ajudar a revelar problemas de configuração.

13/12/2021

O conhecimento dos parâmetros de sistema definidos na infraestrutura podem resolver problemas de desempenho ou mal funcionamento da solução

No caso de soluções que dependam do KeyCloak, é importante envolver a Ione e Carlos, por serem os responsáveis atuais pela configuração.

14/02/2022

A solução KeyCloak é nova e não teve seu repasse feito para toda a TI.

Seção de Processos e Serviços de TIC dtic.servicos@trt3.jus.br