Gestor Executivo
O Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (antigo CGovTIC), aprovou na reunião realizada em 06/05/2016, a estruturação de filas de atendimento orientadas por domínio de conteúdo para a gestão do seu portfólio de projetos e ações. Cada uma dessas filas será gerenciada pelo papel de Gestor Executivo que, necessariamente, deve ser um membro efetivo do CTIC e ter representatividade neste domínio.
Visando fortalecer a parceria entre a TI e as áreas de negócio, o CTIC aprovou a Resolução GP N. 154 em 23 de outubro de 2020, que dispõe sobre a Política de Governança e Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação. A Resolução tem como o objetivo estabelecer diretrizes, papéis, responsabilidades, práticas e processos de trabalho das unidades envolvidas com o provimento e a gestão de soluções de TIC.
Neste cenário, são responsabilidades do Gestor Executivo, previsto na Política de Governança e Gestão de TIC:
I - representar os interesses institucionais relativos às áreas de negócio sob sua gestão;
II - avaliar a pertinência das solicitações de demanda registradas pelas áreas de negócio;
III - aprovar a análise de viabilidade técnica elaborada pelas equipes de desenvolvimento;
IV - ajustar com as áreas de negócio sob sua gestão a ordem de prioridade entre projetos e necessidades identificadas, de forma a garantir que a estratégia da instituição seja refletida nessa priorização;
V - autorizar o início, o fim e eventuais interrupções dos projetos;
VI - manter as áreas de negócio sob sua gestão informadas sobre a situação das demandas formalizadas;
VII - indicar os gestores negociais de soluções de TIC dos temas sob sua gestão;
VIII - delimitar o escopo de ações e projetos suficientes para atendimento de uma demanda de TIC;
IX - indicar servidor para participar como integrante demandante da equipe de planejamento em eventuais processos de contratações de solução de TIC.
O Portfólio de Projetos de TIC contém os projetos e ações onde são elaboradas as soluções para as necessidades das unidades administrativas e judiciárias. As filas de atendimento e os respectivos Gestores Executivos para o Portfólio de Projetos de TIC (Áreas de Negócio) são:
Fila de Atendimento | Gestor Executivo |
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1º Grau | Diretor Judiciário (alterado na reunião do CGovTIC do dia 02/03/2018) |
2º Grau | Diretor Judiciário |
Sustentação do PJE | Diretor Judiciário (alterado na reunião do CGovTIC do dia 02/03/2018) |
Tratamento da Informação | Secretário de Governança e Estratégia |
Fila de Atendimento | Gestor Executivo |
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Ativos Organizacionais | Diretor de Administração |
Desenvolvimento de Pessoas | Secretário de Desenvolvimento de Pessoas |
Gestão de Magistrados | Secretário Geral da Presidência |
Gestão de Saúde | Diretor de Gestão de Pessoas |
Gestão de Servidores | Diretor de Gestão de Pessoas |
Gestão Orçamentária | Diretor de Orçamento e Finanças |
Pagamento de Pessoal | Diretor de Gestão de Pessoas |
Portais | Secretário de Comunicação Social |
Aprimoramento Institucional | Gabinete da 2ª Vice-Presidência (alterado na reunião do CGovTIC do dia 29/09/2020) |
SIGEP | Comitê Gestor Regional do SIGEP (alterado na reunião do CGovTIC do dia 29/09/2020) |
O Portfólio de Projetos Estruturantes de TIC é composto por projetos e ações que visam melhorar a capacidade de atendimento da TI, seja ela referente a governança e processos de trabalhos ou ainda a servidores (computadores), redes, estações de trabalho e demais equipamentos. Por esta razão e especifidade do conhecimento dos recursos humanos envolvidos, os projetos e ações do Portfólio de Projetos Estruturantes de TIC não concorrem por servidores de TI com aqueles presentes no Portfólio de Projetos de TIC (Áreas de Negócio). Este portfólio tem como seu Gestor Executivo o Diretor da DTIC, conforme tabela abaixo:
Fila de Atendimento |
Gestor Executivo |
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Portfólio de Projetos Estruturantes de TIC |
Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações (DTIC) |