Mudanças pré-aprovadas

As mudanças pré-aprovadas são um tipo de mudanças de menor nível de complexidade ou risco, como atualização apenas do pacote de instalação de sistemas, que podem ser consideradas pré-aprovadas pelo comitê para futuras liberações. Esta categorização tem como objetivo dar celeridade ao processo e aliviar a burocracia.

Deve ser observado que mudanças que gerem indisponibilidade de serviços e ativos em produção para usuários externos ao Tribunal não são pré-aprovadas, sempre promovendo a comunicação através de aviso na internet.
Para o caso de mudanças em serviços que impactem mais de uma área de usuários internos, especialmente da área-fim, deve-se programar a execução na janela antes das 08:00 da manhã ou após as 18:00, sempre promovendo ampla comunicação.
Mudanças pré-aprovadas
Tipo de mudança Observações Reunião que deliberou pré-aprovação

Atualização de sistema apenas com WAR para resolver incidentes

Obs.: em dias úteis, dentro do horário normal de trabalho

Necessário informar plano de rollback se ocorrer problema com o WAR

04/12/2019

 

Observação: 03/03/2020

Atualização de infraestrutura e hardware que não gere indisponibilidade Necessário plano de comunicação prévia ao Comitê, para ciência

04/12/2019

 

Observação sobre infraestrutura em 24/02/2021

Atualização de sistema em produção com substituição de WAR. Aceitável vir com script de banco de dados que apenas crie objetos de banco de dados

Obs.: em dias úteis, dentro do horário normal de trabalho

18/12/2019

 

Observação: 03/03/2020

Implantação de sistemas ou cópia de bancos de dados nos ambientes de homologação / treinamento

 

Obs.: em dias úteis, dentro do horário normal de trabalho

A liberação poderá ocorrer desde que o planejamento atenda aos seguintes critérios:

  • Realização da reunião de alinhamento inicial do planejamento inicial com acordo entre equipes envolvidas da SESIS, SEIT e SESA

  • Anexar comprovante de anuência da área de negócio referente à indisponibilidade e impactos previstos no ambiente de homologação nas datas planejadas.

  • Não seja a primeira implantação em ambiente de contêineres ou kubernetes

 

18/12/2019

e 21/01/2020 ( restrição para contêineres e kubernetes)

 

Observação: 03/03/2020

Criação de novo ambiente de infraestrutura que não gere indisponibilidade (Ex.: Criação de VM para teste, etc)

Necessário realizar reunião inicial de alinhamento com a SEIT para análise de viabilidade

09/01/2020

Implantações do Assinador Digital TRTMG

Atentar-se para a necessidade de comunicação prévia às equipes de atendimento e aos usuários por meio de aviso na intranet.

14/01/2020

Deploy simples do SPE relacionado ao Assinador Digital

 

Obs.: em dias úteis, dentro do horário normal de trabalho

14/01/2020

 

Observação: 03/03/2020

Reiniciar imagem do Docker que consista em um deploy simples.

O deploy simples é entendido como a atualização apenas de um WAR em uma imagem do Docker.

 

Observação: não se aplica para reinícios que gerem indisponibilidade para usuários externos ao Tribunal.

05/05/2020

Observação:

01/08/2022

Atualização de cadeia de certificados (arquivos cacerts) que tenham scripts e sejam voltadas apenas para atualizar a infraestrutura da solução

Alterações funcionais não devem fazer parte desta mudança.

12/05/2020

Atualização de fluxo do PJe em produção

Necessário alinhamento prévio com as áreas envolvidas e publicação de aviso na intranet e internet

19/05/2020

Atualização de configuração do assyst que não gere indisponibilidade

Necessário comunicar com áreas impactadas com a alteração feita.

23/06/2020

Redirecionamento de endereços de páginas

Se feito via DNS ou no servidor web será mudança pré-aprovada quando alteração e configuração for feita por equipes da SEIT.

18/08/2020

Deploy simples de versão do Portal

Área do gestor negocial deve ter ciência da mudança feita, preferencialmente, antes da mesma.

26/08/2020

Registro de atualização (inclusão / alteração / desativação) de Sistemas Externos no Catálogo de Serviços

 

09/02/2021

Publicação de relatórios ou Painéis de BI para o público interno

Para os casos que envolvam diferentes equipes, segue sendo necessária a reunião inicial de alinhamento.

03/03/2021

Nomeação e/ou destituição de gestores negociais (titular e substituto)

A evidência da nomeação do(s) gestor(es) negocial(is) é a existência de e-PAD, conforme Resolução GP Nº 154, de 23/10/2020, art. 16, § 3º.

12/7/2021

Revisada em 11/4/2022

Nomeação e/ou destituição de gestores técnicos (titular e substituto)

A evidência da nomeação do(s) gestor(es) técnico(s) é a existência de e-PAD, conforme Resolução GP Nº 154, de 23/10/2020, art. 16, § 3º.

12/7/2021

Revisada em 11/4/2022

Alteração de parâmetro de inicialização de container

Válida para situações em que há uma única aplicação no container impactada pela alteração do parâmetro.

07/02/2022

Mudanças de configuração de infraestrutura para serviços técnicos (memória, CPU, disco)

Apenas para os casos em que não gerem impacto direto para os usuários finais de serviços de negócio

21/02/2022

Inclusão de serviços técnicos no Catálogo de Serviços

Para os serviços técnicos, o gestor negocial padrão, em princípio, é o gestor da unidade de lotação do gestor técnico do serviço.

9/5/2022

Atualização de versão do Power BI

No caso de atualização feita pelo multi-atualizador.

19/09/2023

Deploy automático que não altere schema do banco de dados

31/10/2023

Mudanças que não geram indisponibilidade e não tenham impacto para os usuários da solução em produção

Usuários da solução não devem perceber impactos durante a implantação da mudança

31/10/2023

As RDMs para prover o serviço de VPN site to site para os outros TRT's devem ser criadas como pré aprovada.

A justificativa é a necessidade de servidores de outros Regionais conseguirem acessar o nosso ambiente de homologação. A necessidade surgiu através da RDM 173710.

02/08/2024

Seção de Processos e Serviços de TIC dtic.servicos@trt3.jus.br