Mudanças pré-aprovadas
As mudanças pré-aprovadas são um tipo de mudanças de menor nível de complexidade ou risco, como atualização apenas do pacote de instalação de sistemas, que podem ser consideradas pré-aprovadas pelo comitê para futuras liberações. Esta categorização tem como objetivo dar celeridade ao processo e aliviar a burocracia.
Tipo de mudança | Observações | Reunião que deliberou pré-aprovação |
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Atualização de sistema apenas com WAR para resolver incidentes Obs.: em dias úteis, dentro do horário normal de trabalho |
Necessário informar plano de rollback se ocorrer problema com o WAR |
04/12/2019
Observação: 03/03/2020 |
Atualização de infraestrutura e hardware que não gere indisponibilidade | Necessário plano de comunicação prévia ao Comitê, para ciência |
04/12/2019
Observação sobre infraestrutura em 24/02/2021 |
Atualização de sistema em produção com substituição de WAR. Aceitável vir com script de banco de dados que apenas crie objetos de banco de dados Obs.: em dias úteis, dentro do horário normal de trabalho |
18/12/2019
Observação: 03/03/2020 |
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Implantação de sistemas ou cópia de bancos de dados nos ambientes de homologação / treinamento
Obs.: em dias úteis, dentro do horário normal de trabalho |
A liberação poderá ocorrer desde que o planejamento atenda aos seguintes critérios:
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18/12/2019 e 21/01/2020 ( restrição para contêineres e kubernetes)
Observação: 03/03/2020 |
Criação de novo ambiente de infraestrutura que não gere indisponibilidade (Ex.: Criação de VM para teste, etc) |
Necessário realizar reunião inicial de alinhamento com a SEIT para análise de viabilidade |
09/01/2020 |
Implantações do Assinador Digital TRTMG |
Atentar-se para a necessidade de comunicação prévia às equipes de atendimento e aos usuários por meio de aviso na intranet. |
14/01/2020 |
Deploy simples do SPE relacionado ao Assinador Digital
Obs.: em dias úteis, dentro do horário normal de trabalho |
14/01/2020
Observação: 03/03/2020 |
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Reiniciar imagem do Docker que consista em um deploy simples. |
O deploy simples é entendido como a atualização apenas de um WAR em uma imagem do Docker.
Observação: não se aplica para reinícios que gerem indisponibilidade para usuários externos ao Tribunal. |
05/05/2020 Observação: 01/08/2022 |
Atualização de cadeia de certificados (arquivos cacerts) que tenham scripts e sejam voltadas apenas para atualizar a infraestrutura da solução |
Alterações funcionais não devem fazer parte desta mudança. |
12/05/2020 |
Atualização de fluxo do PJe em produção |
Necessário alinhamento prévio com as áreas envolvidas e publicação de aviso na intranet e internet |
19/05/2020 |
Atualização de configuração do assyst que não gere indisponibilidade |
Necessário comunicar com áreas impactadas com a alteração feita. |
23/06/2020 |
Redirecionamento de endereços de páginas |
Se feito via DNS ou no servidor web será mudança pré-aprovada quando alteração e configuração for feita por equipes da SEIT. |
18/08/2020 |
Deploy simples de versão do Portal |
Área do gestor negocial deve ter ciência da mudança feita, preferencialmente, antes da mesma. |
26/08/2020 |
Registro de atualização (inclusão / alteração / desativação) de Sistemas Externos no Catálogo de Serviços |
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09/02/2021 |
Publicação de relatórios ou Painéis de BI para o público interno |
Para os casos que envolvam diferentes equipes, segue sendo necessária a reunião inicial de alinhamento. |
03/03/2021 |
Nomeação e/ou destituição de gestores negociais (titular e substituto) |
A evidência da nomeação do(s) gestor(es) negocial(is) é a existência de e-PAD, conforme Resolução GP Nº 154, de 23/10/2020, art. 16, § 3º. |
12/7/2021 Revisada em 11/4/2022 |
Nomeação e/ou destituição de gestores técnicos (titular e substituto) |
A evidência da nomeação do(s) gestor(es) técnico(s) é a existência de e-PAD, conforme Resolução GP Nº 154, de 23/10/2020, art. 16, § 3º. |
12/7/2021 Revisada em 11/4/2022 |
Alteração de parâmetro de inicialização de container |
Válida para situações em que há uma única aplicação no container impactada pela alteração do parâmetro. |
07/02/2022 |
Mudanças de configuração de infraestrutura para serviços técnicos (memória, CPU, disco) |
Apenas para os casos em que não gerem impacto direto para os usuários finais de serviços de negócio |
21/02/2022 |
Inclusão de serviços técnicos no Catálogo de Serviços |
Para os serviços técnicos, o gestor negocial padrão, em princípio, é o gestor da unidade de lotação do gestor técnico do serviço. |
9/5/2022 |
Atualização de versão do Power BI |
No caso de atualização feita pelo multi-atualizador. |
19/09/2023 |
Deploy automático que não altere schema do banco de dados |
31/10/2023 |
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Mudanças que não geram indisponibilidade e não tenham impacto para os usuários da solução em produção |
Usuários da solução não devem perceber impactos durante a implantação da mudança |
31/10/2023 |
As RDMs para prover o serviço de VPN site to site para os outros TRT's devem ser criadas como pré aprovada. |
A justificativa é a necessidade de servidores de outros Regionais conseguirem acessar o nosso ambiente de homologação. A necessidade surgiu através da RDM 173710. |
02/08/2024 |