Subseção de Administração de Dados
Compete à Subseção de Administração de Dados:
- Definir e manter padrões de administração de dados e ferramentas de apoio observando os procedimentos internos vigentes a fim de garantir a uniformidade na nomenclatura dos objetos do banco e facilitar a compreensão de modelos pelas equipes e o controle de acesso aos objetos;
- Apoiar a elaboração do modelo de dados e modelo de domínio nas equipes;
- Verificar modelos de dados e validar scripts de atualização de modelo de dados por meio de análise crítica da demanda;
- Estudar regras de negócio;
- Apoiar o projeto e validar a criação das tabelas de bancos de dados;
- Identificar, propor e manter ferramentas de Administração de Dados;
- Prover mecanismos e tecnologias de compartilhamento e integração dos dados dos sistemas;
- Construir e manter atualizada a documentação dos dados;
- Aprovar acesso a objetos do banco;
- Implementar, manter o ambiente e apoiar o uso de repositórios centralizados de dados analíticos.
Compete ao Chefe da Subseção:
- Representar a equipe perante a Seção e Secretaria;
- Gerir os projetos de sua equipe;
- Gerir os servidores que compõem a sua equipe;
- Negociar prioridades com o Gestor Executivo e comunicar as decisões à equipe;
- Delegar, planejar e gerenciar as tarefas, junto com a equipe;
- Atuar como facilitador da equipe, apoiando-a na realização das tarefas e removendo impedimentos, para garantir que as atividades sejam executadas no prazo combinado;
- Acompanhar o andamento das atividades e projetos da equipe;
- Reportar os assuntos necessários ao chefe da Seção e gestor da área, e assessorá-los nas decisões relativas às questões que envolvem sua equipe e a fila a qual atende.
Compete ao Líder Técnico:
- Assessorar a equipe nos assuntos técnicos;
- Orientar a forma de construção das soluções, levando em consideração atributos de qualidade como desempenho, usabilidade e manutenibilidade;
- Prestar mentoria a outros membros da equipe em práticas de administração de dados;
- Representar a equipe nos assuntos técnicos, contribuindo com a arquitetura de referência, gestão de configuração, padrões de qualidade, de integração e demais padrões técnicos da organização;
- Coordenar grupos técnicos especializados em administração de dados;
- Comunicar as decisões técnicas aos demais membros da equipe;
- Fomentar o uso dos padrões técnicos da organização.
Seção de Apoio à Governança de TIC
dtic.governanca@trt3.jus.br