Subseção de Arquitetura e Integração de Sistemas

Compete à Subseção de Arquitetura e Integração de Sistemas:

  1. Apoiar as equipes de desenvolvimento na definição, avaliação, validação e utilização da arquitetura de software;

  2.  

    Auxiliar as equipes na construção do plano e roadmap arquiteturais;

  3.  

    Identificar e gerenciar riscos e estratégias de mitigação de riscos técnicos, associados à arquitetura de sistemas;
  4. Comunicar e alinhar as definições arquiteturais;
  5. Apoiar as equipes no levantamento, análise e gestão dos requisitos não funcionais;
  6. Apoiar as equipes nas atividades de análise, desenho, implementação, testes e implantação pela recomendação de padrões e melhores práticas;
  7. Prover técnicas de garantia da qualidade do código;
  8. Prover componentes padronizados para uso das equipes de desenvolvimento;
  9. Auxiliar os desenvolvedores na definição e operacionalização dos ambientes e das ferramentas adequadas ao seu trabalho;
  10. Planejar a inserção de novas tecnologias no escopo de atuação de Arquitetura de Software e Arquitetura de Integração;

  11.  

    Prover padrões facilitando a integração e a interoperabilidade entre as aplicações.

Compete ao Chefe da Subseção:

  1.  

    Representar a equipe perante a Seção e Secretaria;

  2.  

    Gerir os projetos de sua equipe;

  3.  

    Gerir os servidores que compõem a sua equipe;

  4.  

    Negociar prioridades com o Gestor Executivo e comunicar as decisões à equipe;

  5.  

    Delegar, planejar e gerenciar as tarefas, junto com a equipe;

  6.  

    Atuar como facilitador da equipe, apoiando-a na realização das tarefas e removendo impedimentos, para garantir que as atividades sejam executadas no prazo combinado;

  7.  

    Acompanhar o andamento das atividades e projetos da equipe;

  8.  

    Reportar os assuntos necessários ao Chefe da Seção e ao gestor da área e assessorá-los nas decisões relativas às questões que envolvem sua equipe e a fila a qual atende.

     

Compete ao Líder Técnico:

  1. Assessorar a equipe nos assuntos técnicos;

  2.  

    Orientar a forma de construção das soluções, levando em consideração atributos de qualidade como desempenho, usabilidade e manutenibilidade;

  3.  

    Prestar mentoria a outros membros da equipe em práticas de arquitetura;

  4.  

    Coordenar grupos de trabalho especializado nos assuntos ligados à arquitetura e integração de sistemas;

     

  5. Representar a equipe nos assuntos técnicos, contribuindo com a arquitetura de referência, gestão de configuração, padrões de qualidade, de integração e demais padrões técnicos da organização;

     

  6. Comunicar as decisões técnicas aos demais membros da equipe;

  7.  

    Fomentar o uso dos padrões técnicos da organização.

Seção de Apoio à Governança de TIC dtic.governanca@trt3.jus.br