Subseção de Arquitetura e Integração de Sistemas
Compete à Subseção de Arquitetura e Integração de Sistemas:
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Apoiar as equipes de desenvolvimento na definição, avaliação, validação e utilização da arquitetura de software;
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Auxiliar as equipes na construção do plano e roadmap arquiteturais;
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- Comunicar e alinhar as definições arquiteturais;
- Apoiar as equipes no levantamento, análise e gestão dos requisitos não funcionais;
- Apoiar as equipes nas atividades de análise, desenho, implementação, testes e implantação pela recomendação de padrões e melhores práticas;
- Prover técnicas de garantia da qualidade do código;
- Prover componentes padronizados para uso das equipes de desenvolvimento;
- Auxiliar os desenvolvedores na definição e operacionalização dos ambientes e das ferramentas adequadas ao seu trabalho;
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Planejar a inserção de novas tecnologias no escopo de atuação de Arquitetura de Software e Arquitetura de Integração;
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Prover padrões facilitando a integração e a interoperabilidade entre as aplicações.
Compete ao Chefe da Subseção:
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Representar a equipe perante a Seção e Secretaria;
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Gerir os projetos de sua equipe;
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Gerir os servidores que compõem a sua equipe;
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Negociar prioridades com o Gestor Executivo e comunicar as decisões à equipe;
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Delegar, planejar e gerenciar as tarefas, junto com a equipe;
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Atuar como facilitador da equipe, apoiando-a na realização das tarefas e removendo impedimentos, para garantir que as atividades sejam executadas no prazo combinado;
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Acompanhar o andamento das atividades e projetos da equipe;
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Reportar os assuntos necessários ao Chefe da Seção e ao gestor da área e assessorá-los nas decisões relativas às questões que envolvem sua equipe e a fila a qual atende.
Compete ao Líder Técnico:
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Assessorar a equipe nos assuntos técnicos;
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Orientar a forma de construção das soluções, levando em consideração atributos de qualidade como desempenho, usabilidade e manutenibilidade;
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Prestar mentoria a outros membros da equipe em práticas de arquitetura;
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Coordenar grupos de trabalho especializado nos assuntos ligados à arquitetura e integração de sistemas;
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Representar a equipe nos assuntos técnicos, contribuindo com a arquitetura de referência, gestão de configuração, padrões de qualidade, de integração e demais padrões técnicos da organização;
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Comunicar as decisões técnicas aos demais membros da equipe;
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Fomentar o uso dos padrões técnicos da organização.